Uma tromba d'água tocou o mar e assustou moradores do Norte da Ilha nesta manhã de sexta-feira (26). A região do fenômeno foi no Santinho, mas avistada em vários locais.
A tromba d"água pode ser definida como um fenômeno meteorológico que consiste na formação de uma coluna giratória composta por vapor e água, em nuvens espessas que se movem, gerando um cone cuja base fica voltada para o alto. O funil é visível em decorrência das nuvens de vapor de águas condensadas.
As trombas d"água podem ocorrer em séries e famílias e são mais comuns em áreas litorâneas e sobre águas tropicais e subtropicais. Entretanto, elas também acontecem em locais de clima temperado, como Europa ou Grandes Lagos da América do Norte.
Diferença entre cabeça d"água e tromba d´água
Como dito anteriormente, o termo tromba d"água caracteriza um tornado que se forma sobre uma superfície líquida e segura umidade. Apesar da aparência assustadora, as trombas d"águas não provocam tanta destruição. Em comparação com os tornados, suas rajadas de vento são mais leves. Isso acontece porque a formação da espiral de ventos depende do aquecimento da superfície.
Vale ressaltar que o grande risco para esse fenômeno é para as embarcações, visto que a intensidade dos ventos pode tirar os barcos e navios de rota.