Muitas pessoas pensam que Florianópolis tem apenas uma praia, quando na verdade a Ilha de Santa Catarina tem, nada mais, nada menos, quarenta e duas belíssimas praias, algumas quase intocáveis.
São balneários para todos os estilos, mas uma delas se destaca pela calmaria e pela cor do mar azul Caribe, um verdadeiro paraíso. Já falaremos sobre ela.
Uma das mais procuradas é Jurerê Internacional, localizada no Norte da Ilha, com diversos beach clubes e mansões dos magnatas da Ilha e de personalidades. Recentemente a areia da praia passou por engordamento para poder acomodar ainda mais turistas. A praia conta com uma ampla rede de hotéis e pousadas.
Outra praia famosa de Florianópolis e que virou a sensação dos argentinos é Canasvieiras, também no Norte da Ilha. Por lá, o sotaque é dos hermanos que lotam o balneário na temporada de verão.
Mas, há praias quase desertas e isoladas que estão atraindo cada vez mais visitantes como a Praia de Naufragados no sul da Ilha e a Praia do Moçambique no Leste. Ambas possuem beleza ímpar e natureza exuberante.
Ilha do Campeche: o Caribe de Florianópolis
Mas a praia que leva o nome de Caribe de Florianópolis é a praia da Ilha do Campeche. Com águas calmas e cristalinas, a praia só tem acesso por barcos e o número de visitantes é restrito. Na baixa temporada, os passeios para a ilha ficam em torno de R$ 150 reais e na alta temporada cerca de R$ 250 (os valores podem variar). Os passeios saem da Praia da Armação e da Barra da Lagoa.
Na ilha do Campeche, além do mar azul, há também a presença de um animalzinho muito esperto, o quati. Apesar de muito bonitinho, eles são responsáveis por 'furtar' as bolsas dos distraídos. É preciso ficar atento.
Na ilha existe apenas um restaurante onde os preços são considerados caros. Vale a pena levar lanches para passar as cinco horas autorizadas para permanecer no local.
A extensão da faixa de areia é de apenas 365 metros, por isso o número de visitantes é limitado.
Há ainda um passeio guiado, pago a parte, para conhecer as inscrições rupestres e a história do local.
A partir de 2025, agora para acessar a ilha o visitante precisa retirar uma autorização no site da Prefeitura de Florianópolis. Fique atento, preserve e aproveite!