O primeiro aparelho de tomografia do Multihospital, no Sul da Ilha, começou a operar nesta segunda, 17 de fevereiro. O tomógrafo - aparelho utilizado para exames de tomografia computadorizada - será capaz de realizar até 530 exames por mês, de segunda à sexta-feira, via encaminhamento dos Centros de Saúde, auxiliando no diagnóstico de doenças, tratamentos e cirurgias.
O equipamento deve impactar de forma positiva no cenário de espera para esse tipo de exame, com demanda significativa na Capital. "Iremos diminuir cada vez mais o tempo de espera por exames na cidade. Nosso Multihospital já está mudando essa realidade, com novas estratégias e esse novo aparelho de última geração", explica o Prefeito Topázio Neto.
Os principais exames que o aparelho oferece são as tomografias de abdômen, tórax, articulações, face, coluna e crânio para a identificação de tumores, acidente vascular cerebral (AVC), aneurismas, embolia pulmonar e edema cerebral. Adultos e crianças poderão se beneficiar do aparelho.
Antes da realização do exame, é necessário ir ao Centro de Saúde. As equipes de Saúde da Família avaliam o caso e encaminham o cidadão para o atendimento especializado. A solicitação é enviada para a Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde, que classifica cada pedido de acordo com a gravidade e organiza as listas de espera. Em seguida, o paciente é convocado para realizar os procedimentos no MultiHospital.
Com a implantação do tomógrafo, a secretaria de Saúde irá realizar, nos próximos meses, novos mutirões para acelerar os exames e diminuir a fila de espera.