O Codeni - Conselho de Desenvolvimento do Norte da Ilha, enviou para a imprensa um comunicado informando apoio para a proposta de destinação do fundo eleitoral para o combate ao avanço do Covid-19. Conforme a Lei 13.488/17, o fundo totaliza R$ 2,035 bilhões e é voltado para custear as campanhas da eleição municipal prevista para outubro próximo.
Já a mesa do Congresso Nacional recorreu na terça-feira (7) contra uma liminar que determinou o bloqueio dos fundos eleitoral e partidário e a aplicação do dinheiro no combate à pandemia do coronavírus. Representada na ação pela Advocacia do Senado, a Mesa entende que "a decisão de um juiz federal de Brasília consiste em grave lesão à ordem pública e uma interferência indevida do Poder Judiciário no Poder Legislativo".
Leia a íntegra da nota do Codeni assinada pelo presidente Luiz César Costa
"O Codeni - Conselho de Desenvolvimento do Norte da Ilha, representado por quase 100 entidades de Florianópolis, vem manifestar no sentido de que nossos políticos de Brasília também devem dar o exemplo e por isto, vem conclamar aos Deputados e Senadores, em nome da moralidade pública, da dignidade da pessoa humana, dos valores sociais do trabalho e da livre iniciativa previstos em nossa constituição, que os R$ 2 bilhões do fundo eleitoral sejam investidos no combate dos efeitos da covid-19."