A Prefeitura de Florianópolis, começará amanhã (15), a testar pessoas para o novo coronavírus em mais dois esquemas, além da testagem a domicílio. A testagem será agora realizada no Terminal de Integração da Trindade (Titri) em esquema drive-thru das 9h às 16h e Centros de Saúde de Florianópolis.
Serão testadas pessoas com sintomas respiratórios a partir do 7° dia de infecção, com encaminhamento clínico para a testagem, feitos pela Vigilância Epidemiológica. Neste primeiro momento, serão testadas 400 pessoas que já aguardavam o exame. Inicialmente em fase de implantação serão testadas 100 pessoas por dia.
O modelo utilizado na cidade tem capacidade maior para testagem que o feito na Coreia do Sul, que testou em torno de 700 pessoas por dia por milhão de habitantes.
No momento, Florianópolis recebeu 35 mil testes, 10 mil de PCR e 25 mil testes rápidos. A compra de mais testes será feita após análise do comportamento epidemiológico da população, ou seja, quando houver necessidade, mais unidades serão compradas.
Prefeitura de Florianópolis esclarece fluxo para testagem do novo coronavírus
A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Saúde, esclarece que só serão testadas pessoas com suspeita do novo coronavírus, após avaliação clínica. Caso a pessoa tenha qualquer sintoma do novo coronavírus, a recomendação é ligar para o Alô Saúde Floripa no 0800-333-3233. A central é onde os casos suspeitos são encaminhados após avaliação para a determinação de realização de exame, que é realizado pela Vigilância Epidemiológica e Equipes de Saúde da Família.
O órgão também alerta que as pessoas continuem atualizando o seu cadastro no SUS de maneira online, sem sair de casa, com o Centro de Saúde mais próximo da sua residência. Para esse cadastro é só enviar foto do comprovante de residência atualizado, CPF, RG e nome completo para os números do link: bit.ly/cadastrosusfloripa. Após o cadastro entre 24h e 48h a atualização será concluída.
Testagem no aeroporto
No aeroporto internacional Hercílio Luz, a testagem tem previsão para começar na quinta-feira (16). Serão testadas pessoas conforme avaliação clínica no local. Lembrando que só serão testadas pessoas após avaliação, não é um local onde a população chega e faz a testagem sem recomendações.