A Prefeitura de Florianópolis, inaugurou nesta terça-feira (12), o Centro de Atenção à Saúde Animal (CASA). Com 5.720,38 m², o espaço conta com área de soltura animal, bloco cirúrgico, banho e tosa além de espaço para administração e atuação do Centro de Controle de Zoonoses.
A inauguração foi reservada aos servidores que já atuam no local, para evitar aglomerações de pessoas, respeitando as determinações para não disseminação da COVID-19.
O Centro é uma das maiores estruturas do Brasil de atenção à saúde dos animais.
No local será possível atender gratuitamente animais de pessoas com baixa renda, além da possibilidade de ampliação do número de castrações.
Centros cirúrgicos e canis também foram ampliados com novos equipamentos e melhores condições para execução dos trabalhos.
O novo bloco cirúrgico, por exemplo, conta com a área total de cerca de 304 m², e nele serão realizadas as castrações e outros procedimentos.
Os dois canis, e um gatil têm aproximadamente 341 m², além de um amplo espaço com mais de 200m² para uma área de soltura animal, onde os animais resgatados que vivem na Dibea poderão ressocializar uns com os outros e se exercitar.
O CASA, também contará com um auditório reformado onde projetos educativos para crianças, jovens e adultos, poderão ser retomados após a quarentena.
Anteriormente o espaço estava esquecido e passava por dificuldades para atender as demandas de maus-tratos na cidade, o que agora será muito mais eficiente graças a nova estrutura.
*Centro de Controle de Zoonoses*
No Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), anexo ao local, os espaços também foram ampliados para atuação das equipes.
O CCZ, que trabalha no combate à proliferação de dengue, caramujos africanos, leishmaniose e raiva, por exemplo. A ampliação reflete ativamente no controle das zoonoses (doenças que podem ser transmitidas de animais para seres humanos) e na prevenção de epidemias.