Ação especial do Trato Pelo Capivari resulta em dois lacres e autuação contra proprietário em Ingleses

Imóveis com ligações lacradas despejavam esgoto na rede pluvial; sobrado autuado tinha fossa extravasando a céu aberto

Fotos: Marta Siminhuk/Trato Pelo Capivari

Fotos: Marta Siminhuk/Trato Pelo Capivari

Na sétima ação especial com a Vigilância Sanitária desde o retorno das atividades, o Trato Pelo Capivari lacrou, na manhã de hoje (13/05), duas ligações irregulares de imóveis que despejavam esgoto na rede pluvial em Ingleses, Norte da Ilha.

Além dos lacres, o proprietário de uma casa flagrada com a fossa extravasando a céu aberto foi autuado pelo fiscal que acompanhava a equipe do programa.

O Trato Pelo Capivari tem ações especiais diárias, realizadas com apoio da Vigilância Sanitária e da Floram, programadas até o fim desta semana. Com a de hoje, somam-se, desde o que o programa retornou às ruas de Ingleses, sete operações, com mais de 50 imóveis fiscalizados e 16 lacres.

As ações especiais são parte do escopo do Trato Pelo Capivari: o programa também realiza inspeções agendadas pelos moradores do bairro e atende a denúncias de esgoto irregular recebidas da comunidade via WhatsApp ou site oficial.

Na manhã desta quarta-feira, os lacres foram efetuados em casas na Rua Areia Branca, entre a SC-406 e a Estrada Dário Manoel Cardoso, duas das vias mais movimentadas do balneário do Norte da Ilha. Ambas jogavam esgoto na rede de drenagem pluvial. Próximo ao fim da rua corre o Ribeirão Capivari, que vai desaguar na praia de Ingleses.

O caso de extravasamento de fossa a céu aberto foi flagrado em sobrado localizado na Servidão Portugália, em Ingleses Sul, a menos de 1 km do Costão Golf. O fiscal da Vigilância Sanitária autuou o proprietário no ato e deu sete dias de prazo para a regularização do sistema.

Fotos: Marta Siminhuk/Trato Pelo Capivari


Denúncias via site - O Trato Pelo Capivari conta, desde janeiro, com canal de WhatsApp para receber denúncias de esgoto irregular, atendendo a uma demanda expressa da população local. Agora, isso pode ser feito também através do site oficial do programa: www.tratopelocapivari.com.br. Além da aba "Denuncie esgoto irregular", o site traz uma série de informações sobre inspeções de esgoto, tipos de irregularidades, ações e campanhas de mobilização social, notícias e perfil dos parceiros e responsáveis pelo programa.

As denúncias de esgoto irregular são filtradas, catalogadas e atendidas por equipe específica. O telefone para contato, que deve ser feito exclusivamente por mensagens de WhatsApp, é (48) 99123-1123.

O programa - De segunda a sábado, o Trato Pelo Capivari inspeciona as ligações sanitárias de casas, condomínios e estabelecimentos comerciais espalhados pelos Ingleses, com base em agendamentos, denúncias de esgoto irregular e definição prévia de ruas específicas para atuação.

Iniciado em dezembro, o programa realizado pela Casan, com participação da Prefeitura de Florianópolis, faz uma varredura nas ligações sanitárias dos Ingleses, com o objetivo de limpar o Rio Capivari e regularizar os imóveis do bairro. A execução é da ECHOA Engenharia, empresa responsável pelo Floripa Se Liga Na Rede.

Acompanhantes Goiania