O deputado estadual Bruno Souza publicou em suas redes sociais que teve acesso ao laudo da vistoria das Pontes Colombo Salles e Pedro Ivo em Florianópolis. Segundo ele, as informações encontradas lhe deixaram preocupado.
Em sua postagem, o parlamentar afirmou que no início de 2019 alertou: "essas pontes podem ser a próxima tragédia de Brumadinho".
Os pontos considerados os mais graves do laudo:
-Houve falhas ainda durante a construção das pontes que aumentaram o alcance da corrosão
- Três blocos da Colombo Salles e um bloco da Pedro Ivo precisam de reforços urgentes para não correrem risco de acidentes graves
- A empresa vistoriadora recomenda reforço estrutural urgente dos 6 blocos mais críticos.
Segundo Bruno Souza, "do jeito que está, a segurança é "aceitável" por até 8 meses. O problema é que a reforma necessária vai levar 6 meses, e a obra ainda nem foi licitada!
Então, ou teremos as PONTES INTERDITADAS a partir de outubro por falta de segurança, ou estaremos ARRISCANDO A VIDA das milhares de pessoas que passam por ali todo dia".
O QUE DIZ A SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA
O Portal Norte da Ilha recebeu da assessoria de imprensa do Governo do Estado a seguinte nota:
A Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) informa que recebeu, em fevereiro, o estudo técnico para avaliar a parte estrutural dos blocos submersos das pontes Pedro Ivo Campos e Colombo Machado Salles.
O estudo aponta o que precisa ser feito de maneira emergencial e os serviços que podem ser realizados de maneira gradativa.
Desde o conhecimento do estudo, a SIE está trabalhando em conjunto com o Tribunal de Contas do Estado e o Ministério Público de Santa Catarina para iniciar o processo de dispensa de licitação para contratar empresa com expertise nos serviços que precisam ser realizados emergencialmente.
A previsão é que os trabalhos emergenciais sejam iniciados em junho.