Empresas apresentam medidas sanitárias para retomada do transporte coletivo na Grande Florianópolis

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros da Grande Florianópolis (SETUF) apresentou o plano sanitário, em resposta à pandemia da COVID-19, que será aplicado pelo sindicato, suas empresas associadas, bem como pela empresa responsável pela gestão dos terminais de integração, COTISA (Companhia Operadora dos Terminais de Integração) para a retomada dos serviço.

O Portal Norte da Ilha apresenta parte do plano apresentado.

Segundo o sindicato, o objetivo do presente documento estabelece os procedimentos sanitários para as equipes envolvidas quanto a prevenção da disseminação da COVID-19, abrangendo ações a serem aplicadas e uso de material de proteção individual, nos temas:

* Higienização da frota operante ao longo do serviço;

* Higienização da frota operante após o serviço;

* Boas práticas operacionais para as equipes embarcadas;

* Comunicação conscientização do passageiro e equipes;

* Procedimentos em caso de colaboradores com sintomas gripais suspeitos da COVID-19;

* Controle de ocupação dos ônibus;

* Bilheterias de venda de passagens e recarga de cartões;

* Sede da venda de créditos de transporte - Passe Rápido e Passe Fácil;

* Estrutura e processos em terminais de integração da rede.


1. HIGIENIZAÇÃO DA FROTA EM SERVIÇO (OPERACIONAL) Equipes estarão nos terminais de integração (quando disponível) ou em pontos de início ou fim de serviço (nos casos de operação sem passagem por terminal), realizando higienização da frota, ao longo do dia de operação. Abaixo segue detalhado o procedimento previsto bem como produto a ser aplicado.

PRODUTO o Solução a base de hipoclorito de sódio 0,5 a 1% em modo de aspersão, tendo a necessidade para sua ação virucida de no mínimo 5 minutos de tempo de contato, conforme ANVISA 2020, ou seja, deverá ser aguardado 5 minutos para a fricção dos componentes de contato do veículo.

Existe o produto no mercado pronto para utilização, já na diluição indicada.

Este produto, na forma de aspersão, é mais indicado que o álcool 70%, principalmente por questões de segurança. o Atenção para condições de armazenamento adequadas do hipoclorito de sódio: local deve ser ventilado, fresco e isolado.

PROCEDIMENTO o Alocação de equipe para higienização de veículos nos terminais, devidamente protegidos de acordo com suas funções e EPIs (equipamentos de segurança individuais) descritos no tópico específico. o Esta higienização deverá acontecer pelo menos duas vezes ao dia em cada veículo, da seguinte forma:

Entrar pela porta traseira do veículo, iniciar de trás para frente a aspersão do produto conforme indicado e posterior fricção dos seguintes itens: Balaústres horizontais e verticais, cabeceira de bancos e estruturas de suporte;

Cintos e suportes da área do PCD; Suportes de entrada em todas a portas de serviço; ? Suportes de teto móveis (pega mãos);

Catraca em todos os seus braços e estrutura;

Em toda extensão do veículo, limpar os pega mão móveis dos bancos preferenciais.

Descer, subir pela dianteira, realizar limpeza de todos os pegões de porta e balaústres de subida, bem como os anteparos de capô. Higienizar com álcool 70% líquido, a parte externa do dispenser de álcool do veículo. ? Avaliar a parte interna e, caso necessário, higienizar com álcool 70% líquido.

Avaliar a carga de gel no dispenser, se necessário, recarregar com o produto. Ao término da limpeza verificar se o mesmo está funcionando adequadamente e, caso não esteja, solicitar a troca imediata. o Caso seja observado qualquer irregularidade quanto a limpeza ou condição do veículo, recolher o mesmo para ação intensiva de limpeza.

EQUIPAMENTO DE SEGURANÇA (EPIs) da Equipe de Limpeza Fontes & Gaudenzi Consultoria Médica - Responsável Técnica: Simone Suplicy Vieira

Fontes – CRM 8873 [email protected]


3 o Equipe de limpeza interna e aspersão do hipoclorito 0,5% a 1%: avental ou macacão impermeável, máscara PFF1 (baixa pressão do sistema de aspersão), luvas de borracha de punho longo, óculos de proteção contra respingos, e botas em borracha ou PVC. o O álcool gel 70% estará disponível no terminal devido a normativas a serem cumpridas pela COTISA e, se necessário ainda, com a fiscalização devido aos estoques para reposição dos frascos das equipes de operação.

2. HIGIENIZAÇÃO DA FROTA NO RECOLHIMENTO (GARAGEM OU PONTO DE RECOLHIMENTO) Para a higienização dos veículos após a operação, será observado os seguintes procedimentos pelas empresas associadas:

LIMPEZA DIÁRIA DA FROTA o Todo veículo recolhido será higienizado externamente por máquina de limpeza, conforme seu estado visual; o Todo veículo recolhido no fim de seu turno terá a higienização diária realizada por equipe interna, a qual consiste na limpeza de todos os balaústres, bancos, itens de contato e outros já inerentes à rotina das empresas de transporte urbano da Grande Florianópolis; o Todo veículo terá seu dispenser de álcool gel 70% recarregado.

DESINFECÇÃO DA FROTA o A desinfecção será feita pela equipe interna utilizando mesmo produto descrito para uso nos terminais, considerando que a solução de Hipoclorito de Sódio 0,5% a 1% é indicada pela ANVISA 2020. 3.

BOAS PRÁTICAS OPERACIONAIS PARA EQUIPES EMBARCADAS As boas práticas operacionais se referem a atitudes de nossa equipe especificamente, no uso de equipamentos e outros, bem como na orientação e cobrança dos passageiros quanto às boas práticas largamente solicitadas pelo governo. As equipes alocadas externamente para operação observam o uso dos seguintes materiais de segurança pessoal:

EQUIPAMENTO DE SEGURANÇA Fontes & Gaudenzi Consultoria Médica - Responsável Técnica: Simone Suplicy Vieira Fontes – CRM 8873 [email protected]

4 o Máscara: Item considerado obrigatório para motoristas e cobradores sempre cobrindo nariz e boca. Indicado o uso de máscara de tecido, com o fornecimento de 4 unidades por funcionário, que ficariam responsáveis por lavá-las. o Álcool Gel 70%: Item considerado obrigatório para motoristas e cobradores. Fornecido frasco individual para cada colaborador.

Ponto de recarga nas fiscalizações e portarias para reabastecimento. o Óculos de proteção: indicado para cobradores, devido à proximidade com usuários.

Os trabalhadores que tiverem dificuldade no uso dos óculos de proteção, deverão solicitar à empresa a máscara tipo escudo ou viseira. Os trabalhadores que já usam seus óculos devem utilizar também o óculos de proteção ou máscara "escudo" ou viseira. o Equipamentos não indicados:

Luva: Considerando que a contaminação a partir da mão ou da luva aconteceria da mesma forma, encostando qualquer uma delas no rosto, o uso não é efetivo. É orientado que motoristas e cobradores higienize seus postos de trabalho, nas trocas de ônibus, considerando:

Motorista: volante, câmbio, cinto de segurança e comandos do painel;

Cobrador: gaveta, botoeiras, validador e apoios de braço;

Uso de álcool etílico ou isopropílico 70% líquido, para desinfecção das superfícies mais tocadas com frequência pelo motorista e cobrador ao iniciar e finalizar o turno, ou se tossir ou espirrar, e, no caso do cobrador, higienizar a superfície da gaveta a cada pagamento em dinheiro, utilizando um pano descartável com quantidade suficiente para a área a ser desinfetada, evitando excessos.

Os motoristas e cobradores devem orientar os passageiros quanto ao uso obrigatório de máscaras de proteção, cobrindo nariz e boca, durante todo o trajeto. Devem também cumprir as normas de lotação definidas. As orientações e boas práticas aplicadas pelas equipes operacionais (motoristas, cobradores e fiscalização), no início de todas as viagens operacionais oriundas de terminais de integração ou bairro (ponto final) são:

Veículos com renovador de ar forçado o Manter os renovadores de ar na frota que possui o equipamento disponível em pleno funcionamento, forçando a renovação de ar em grande volume do interior dos veículos; Janelas móveis das unidades e componentes do teto o Abertura das janelas antes do início das viagens pela equipe, bem como orientação dos passageiros em manter as mesmas desta forma; Fontes & Gaudenzi Consultoria Médica - Responsável Técnica: Simone Suplicy Vieira Fontes – CRM 8873 [email protected] 5 o Escotilhas e alçapões serão mantidos abertos pelo mesmo motivo, salvo ocorrência de grande precipitação (chuva) onde será observado somente a orientação referente as janelas;

Equipamentos de ar condicionado o Veículos do transporte convencional e executivo que possuam ar condicionado, devem ser desligados, bem como de se observar as regras de abertura das janelas.

4. COMUNICAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO DO PASSAGEIRO E EQUIPES O principal fator contribuinte para prevenção da disseminação da COVID-19, vem da colaboração da população na aplicação de boas práticas no dia a dia, como o uso de máscara e a higiene das mãos com água e sabão ou álcool gel 70% com frequência.

Na Figura 1 é apresentado o adesivo embarcado que será alocado aos passageiros, para reforço das ações necessárias, em todos os veículos do transporte coletivo. Figura 1 - Variância do adesivo conforme aplicação Além deste, serão alocados comunicação nos terminais, pontos de recarga de cartões e outros que serão abordados ao longo do documento.

Os materiais de abordagem do assunto serão, também, tratados Fontes & Gaudenzi Consultoria Médica - Responsável Técnica: Simone Suplicy Vieira Fontes – CRM 8873 [email protected] 6 com frequência pelos meios eletrônicos disponíveis (website, newsletter e aplicativos). As empresas operadoras, por sua vez, replicarão estes materiais e boas práticas em suas unidades operacionais (garagens de operação).

Orientações gerais para todos os colaboradores do sistema de transporte coletivo (sejam operacionais, administrativos ou de suporte): o O trabalhador não deverá utilizar adornos (anéis, pulseiras, relógios, colares, piercing, brincos) durante o período de trabalho;

Os trabalhadores do sexo masculino devem manter os cabelos e barba curtos (já foi demonstrado que a máscara não adere ao rosto na presença de barba comprida); o O (A) trabalhador (a) deverá manter suas unhas curtas e não poderão ser postiças; o A cada limpeza/desinfecção do veículo o trabalhador deverá notificar danos encontrados nos assentos, acessórios, instalações e revestimentos que necessitem de reparo ou substituição, que possam ser fonte de contaminação.

Utilizar os EPIs adequados a cada procedimento realizado, conforme treinamento. As equipes operacionais receberão, além dos treinamentos e EPI citados, folders explicativos sobre as boas práticas determinadas, uso do EPI e sua higienização, conforme demonstrado nas Figuras 2 e 3