Um levantamento realizado entre os portais de informações sobre o enfrentamento à Covid-19 no Brasil, promovido pela organização Transparência Internacional, coloca Santa Catarina em oitava posição entre os estados mais transparentes do país.
O que chama atenção é que este levantamento veio após o escândalo da compra de 200 respiradores fantasmas pelo governo catarinense.
A pontuação catarinense, numa escala de 0 a 100 pontos, ficou em 67, nível considerado bom pelo site.
Os dados foram levantados entre os dias 12 e 19 de maio, em todos os portais online dos estados brasileiros. Foram levadas em consideração informações sobre contratações emergenciais para controlar a epidemia. O ranking está disponível em transparenciainternacional.org.br.
"A transparência, que é uma das bandeiras do nosso Governo, também está destacada durante o enfrentamento à pandemia de Covid-19", destaca o governador Carlos Moisés.
Portal em SC traz dados abertos
Desde abril, o governo catarinense disponibiliza o acesso a informações sobre enfrentamento ao novo coronavírus pelo portal www.coronavirus.sc.gov.br.
Por meio desta plataforma, é possível encontrar informações sobre compras e gastos públicos de insumos para enfrentamento, controle da propagação da doença em território catarinense até dados sobre ocupações de leitos hospitalares.
De acordo com o diretor de Tecnologia e Inovação da Secretaria de Estado da Administração, Félix Fernando da Silva, o portal está em constante atualização e ampliação do universo das informações disponibilizadas.
"A publicação dos dados ocorre mediante ações da Secretaria da Administração, em conjunto com várias secretarias, por meio do Portal de Dados Abertos e da Transparência".
"O resultado é um grande salto dado pelo Estado no ranking nacional. Atualmente, no quesito transparência pública, somos avaliados por duas entidades da sociedade civil.
Enquanto a Transparência Internacional – Brasil avalia informações sobre contratações emergenciais, a Open Knowlegde Brasil enfatiza questões relacionadas à qualidade dos dados e informações sobre a pandemia. Isso evidencia a natureza intersetorial da transparência e traz luz ao desafio de estabelecer uma dinâmica de trabalho em rede, de forma colaborativa entre os vários entes públicos envolvidos com o aprimoramento da transparência em nosso Estado", explica o gerente de Transparência e Dados Abertos da Controladoria-Geral do Estado, Maurício Lyrio.
Desde o início da pandemia de coronavírus, o Governo catarinense vem aprimorando as ferramentas de acesso à transparência pública sobre o tema. Com a criação do portal www.coronavírus.sc.gov.br todas as informações são concentradas num único site.
"O trabalho é desenvolvido em conjunto com profissionais das secretarias da Saúde, Executiva de Comunicação, Controladoria-Geral e Administração, com os voluntários da Social Good Brasil e Ciasc, seguindo as recomendações da Open Knowledge Fundation Brasil", afirma o secretário de Estado da Administração, Jorge Eduardo Tasca.