De volta há um mês, Trato Pelo Capivari intensifica lacres de ligações irregulares em Ingleses

Medida interrompe na hora a poluição causada pelo despejo de esgoto na rede pluvial, que deságua em rios e no mar

Fotos: Tito Pereira/Trato Pelo Capivari

Fotos: Tito Pereira/Trato Pelo Capivari

Desde a retomada das atividades, em 24/04, com protocolo reforçado de segurança e prevenção, o Trato Pelo Capivari acelerou o número de lacres em Ingleses, no Norte da Ilha, completando, em pouco menos de um mês, 28 ligações irregulares de esgoto interrompidas no bairro.

Ao longo desta semana, 7 imóveis deixaram de lançar esgoto na rede de drenagem pluvial - um crime ambiental, segundo a legislação - em decorrência direta da atuação do programa no balneário.

A intensificação nos lacres realizados pelo Trato Pelo Capivari é percebida na comparação com o período pré-quarentena.

Entre janeiro e março, até a suspensão temporária das atividades por conta da pandemia do novo coronavírus, 145 imóveis foram fiscalizados em ações especiais, somando 35 lacres. Do final de abril até hoje (22/05), os 28 lacres se deram em 77 imóveis fiscalizados -- aumento proporcional de 66%.



Os lacres interrompem imediatamente o despejo de esgoto na rede de drenagem pluvial. Ao fazer cessar o lançamento irregular de efluentes dos imóveis, o programa impede, na prática, que um volume significativo de esgoto chegue a rios como o Capivari, aos demais córregos d'água que percorrem o bairro e, por fim, à praia de Ingleses.

As ações especiais que resultam nos lacres são parte do escopo do Trato Pelo Capivari.

O programa da Casan, realizado em parceria com a Prefeitura de Florianópolis, também faz inspeções agendadas pelos moradores e atende a denúncias de esgoto irregular recebidas da comunidade via WhatsApp ou site oficial. São 22 técnicos trabalhando de segunda a sábado, exclusivamente em Ingleses.



Os imóveis fiscalizados nas ações especiais são selecionados previamente com base no descumprimento dos prazos de regularização -- quando o imóvel é inspecionado pela 1ª vez, o morador recebe um número x de dias para realizar as obras de adequação -- e denúncias da população.

Fiscais da Vigilância Sanitária e da Floram que acompanham as equipes do programa também multam e autuam proprietários em casos de esgoto na pluvial e extravasamento de fossa a céu aberto, duas irregularidades comuns em Ingleses.

O balanço das 11 ações especiais do Trato Pelo Capivari desde 24/04 aponta 77 imóveis fiscalizados, espalhados por 24 ruas do bairro, com 28 lacres, 5 multas e 8 autuações.


As duas ações desta semana detectaram e lacraram ligações irregulares em imóveis localizados nos seguintes endereços: Rua Osvaldo Rogério Braga, Travessa Antônio Francisco Alves, Servidão dos Pinheiros e Servidão Lindomar Álvaro da Silveira.

DENÚNCIAS VIA SITE

O Trato Pelo Capivari conta, desde janeiro, com canal de WhatsApp para receber denúncias de esgoto irregular, atendendo a uma demanda expressa da população local. Agora, isso pode ser feito também através do site oficial do programa: www.tratopelocapivari.com.br

Além da aba "Denuncie esgoto irregular", o site traz uma série de informações sobre inspeções de esgoto, tipos de irregularidades, ações e campanhas de mobilização social, notícias e perfil dos parceiros e responsáveis pelo programa.

COMO DENUNCIAR

Para agendar uma inspeção gratuita ou denunciar esgoto irregular em Ingleses, envie mensagem para (48) 99123-1223 (WhatsApp). O Trato Pelo Capivari é um programa da Casan, com participação da Prefeitura de Florianópolis e execução da ECHOA Engenharia, empresa responsável pelo Floripa Se Liga Na Rede.

Acompanhantes Goiania