Quem circular nas vias do bairro Ingleses deverá usar o item de proteção individual.
Atendendo pedidos dos próprios moradores do bairro Ingleses, Norte da Ilha, a Prefeitura de Florianópolis editou um decreto que torna obrigatório a utilização de máscara de proteção facial por quem circular nas vias públicas do bairro.
O decreto foi publicado hoje, quinta-feira, (28), e passa a valer já a partir da próxima segunda-feira, (01/06). Atualmente, o uso da máscara já é obrigatório para quem circula nas Avenidas Beira-mar Norte e Continental e Calçadão do Centro, além de ser requisito para entrada nos estabelecimentos comerciais, bancos, Correios e similares.
"Não gostamos de obrigar a nada, porque o diálogo sempre é o melhor caminho. Infelizmente, quando a recomendação não resolve, precisamos ser mais firmes. A máscara é para proteção do usuário e das pessoas no seu entorno, e isso, por si só, já deveria ser motivo suficiente para ninguém deixar de usá-la", disse o prefeito.
Fiscalização
Amanhã, sexta-feira, (29), a Guarda Municipal de Florianópolis vai concluir a elaboração de de um plano de operação especial de fiscalização. Cerca de 30 agentes farão rondas no bairro para garantir o cumprimento da medida.
Quem for flagrado descumprindo o decreto receberá advertência da GMF, que encaminhará todos os relatórios dessas infrações para a Vigilância Sanitária, que decidirá pela multa ou não, nos casos que se enquadrarem como descumprimento de medidas sanitárias para controle de avanço de epidemia. O valor, conforme determina a legislação pode ser de R$ 125, podendo chegar até R$ 2,5 mil.
Máscara caseira é uma opção acessível e sustentável
As máscaras caseiras podem ser produzidas com tecido de saco de aspirador, cotton (composto de poliéster 55% e algodão 45%), tecido de algodão (como camisetas 100% algodão), fronhas de tecido antimicrobiano, fronhas comuns/pano de prato.
Quem quiser aprender a fazer a sua pode acessar um tutorial no link http://www.pmf.sc.gov.br/coronavirus/#2 Para higienizar a máscara, recomenda-se a imersão em solução com água sanitária (diluição: uma parte de água sanitária para 50 partes de água) por 30 minutos, para em seguida, enxaguar e deixar secar bem.
Antes de utilizar o item, a pessoa deve higienizar bem as mãos com água e sabão e só então, colocar a máscara. Durante o uso, deve-se manusear somente pelos elásticos ou amarrações.