5 lacres, 1 multa e 3 autuações contra imóveis irregulares, resultado da ação do Trato pelo Capivari em Ingleses

Condomínio na Dário Manoel Cardoso teve 3 ligações lacradas; sobrado no mesmo endereço lançava esgoto a céu aberto

Fotos: Marta Siminhuk/Trato Pelo Capivari

Fotos: Marta Siminhuk/Trato Pelo Capivari

Completando três ações especiais de fiscalização ao longo da semana, o Trato Pelo Capivari lacrou cinco ligações irregulares em Ingleses, no Norte da Ilha, com três autuações e uma multa, em casos flagrados de esgoto na pluvial e extravasamento de fossa, emitidas por fiscais que acompanhavam as equipes do programa.

Os cinco lacres foram efetuados em três imóveis que despejavam esgoto diretamente na rede de drenagem pluvial.

Um condomínio localizado na Estrada Dário Manoel Cardoso, uma das vias mais importantes do bairro, sofreu três, um para cada ligação irregular encontrada pelo Trato Pelo Capivari.

Os outros dois imóveis com saídas irregulares de esgoto lacradas situavam-se na Servidão Manoel Pacífico da Silva, que corre paralela ao Ribeirão Capivari. Um deles foi multado pela Floram por crime ambiental.

Incluídas as três ações especiais da semana, são 14 desde a retomada do programa, em 24/04, com saldo de 33 lacres, 7 multas e 11 autuações contra imóveis irregulares em Ingleses em pouco mais de um mês.

Essas ações são apenas parte do escopo do Trato Pelo Capivari.

O programa da Casan, realizado em parceria com a Prefeitura de Florianópolis e executado pela ECHOA Engenharia, empresa responsável pelo Floripa Se Liga Na Rede, também faz inspeções agendadas pelos moradores e atende a denúncias recebidas da comunidade via WhatsApp ou site oficial.


São 22 técnicos trabalhando de segunda a sábado, exclusivamente em Ingleses.

Na Estrada Dário Manoel Cardoso, a Vigilância Sanitária autuou o proprietário de um sobrado flagrado lançando esgoto a céu aberto. Dois casos de extravasamento de fossa também receberam autuações, nas servidões João Luiz de Souto e Pedro Manoel dos Santos.

Além dos lacres e autuações, a Casan multou o proprietário de uma casa, localizada na Servidão Pedro Manoel dos Santos, com ligações na rede pública de esgoto ainda não-operante naquele endereço.

O Trato Pelo Capivari também investigou, no âmbito das ações especiais, vazão de esgoto que chegava na praia de Ingleses, próximo à Rua Ireno Luiz Martins. Testes com máquina de fumaça e corante nas redes de drenagem pluvial ao entorno não permitiram identificar a origem do efluente.

Na próxima segunda-feira, o programa voltará ao local, acompanhado pela Intendência de Ingleses, a fim de identificar o responsável pela irregularidade e tomar as medidas necessárias.



Denúncias via site

O Trato Pelo Capivari conta, desde janeiro, com canal de WhatsApp para receber denúncias de esgoto irregular, atendendo a uma demanda expressa da população local. Agora, isso pode ser feito também através do site oficial do programa: www.tratopelocapivari.com.br

Além da aba "Denuncie esgoto irregular", o site traz uma série de informações sobre inspeções de esgoto, tipos de irregularidades, ações e campanhas de mobilização social, notícias e perfil dos parceiros e responsáveis pelo programa.

Para agendar uma inspeção gratuita ou denunciar esgoto irregular em Ingleses, envie mensagem para (48) 99123-1223 (WhatsApp).