Nos três primeiros dias da semana, ações especiais do programa resultam em multas e autuações no Norte da Ilha
Com ações especiais nos três primeiros dias da semana, o Trato Pelo Capivari flagrou uma série de imóveis com esgoto irregular em Ingleses, em Norte da Ilha, em fiscalizações que resultaram em lacres, multas por crime ambiental, autuações e até a interdição de um estabelecimento comercial.
Na manhã desta quarta-feira (03/06), o programa retornou a duas casas com esgoto conectado à rede pluvial para verificar se os proprietários haviam corrigido as inadequações dentro do prazo.
Em um dos casos, na Estrada Dário Manoel Cardoso, o morador ainda não havia se regularizado. Além da multa emitida pelo fiscal da Floram que acompanhava a equipe, a ligação irregular foi lacrada.
O segundo morador, de uma casa localizada na Rua João Patrício, não autorizou novos testes. O Trato Pelo Capivari retornará ao local na próxima semana. Caso não haja liberação, a Floram irá emitir uma autuação de obstrução ao fiscal.
A ação especial de terça-feira (02/06) resultou na interdição de uma imobiliária na Estrada Dom João Becker. Com fossa extravasando no terreno e chegando à rede de drenagem pluvial, o imóvel, com quatro apartamentos e uma sala comercial, sofreu lacre da ligação irregular, multa da Floram e fechamento temporário do comércio pela Vigilância Sanitária, medida que vale até a regularização do sistema.
O Trato Pelo Capivari também investigou a chegada de esgoto na praia de Ingleses, na altura da Servidão Ireno Luiz Martins. Testes permitiram identificar os imóveis poluidores, com efluentes despejados diretamente na rede pluvial.
A Vigilância Sanitária autuou o proprietário de um deles, na terça-feira, e deu prazo de uma semana para regularização, do contrário será multado.
Na segunda-feira (01/06), um prédio localizado na mesma servidão foi multado pela Floram e autuado pela Vigilância, com cinco dias para corrigir a irregularidade.
Durante os três dias de ações especiais, mais casos de infiltração de fossa e esgoto na pluvial foram encontrados nas estradas Dom João Becker e Dario Manoel Cardoso, importantes vias de Ingleses, com autuações e intimações contra os responsáveis.
O programa - O Trato Pelo Capivari é um programa da Casan, realizado em parceria com a Prefeitura de Florianópolis, que faz uma varredura nas ligações sanitárias de Ingleses, com o objetivo de limpar o Rio Capivari e regularizar os imóveis do bairro.
A execução é da ECHOA Engenharia, empresa responsável pelo Floripa Se Liga Na Rede.
De segunda a sábado, 22 técnicos inspecionam as ligações de esgoto de casas, condomínios e estabelecimentos comerciais espalhados pelo bairro do Norte da Ilha, com base em agendamentos, denúncias de esgoto irregular e ações especiais com acompanhamento de fiscais.
Atendendo a uma demanda da comunidade local, o Trato Pelo Capivari conta, desde janeiro, com canal de WhatsApp para receber denúncias de esgoto irregular. Elas podem ser feitas também no site oficial do programa: www.tratopelocapivari.com.br. O telefone para contato, com atendimento exclusivamente via WhatsApp, é (48) 99123-1123.