A Guarda Municipal de Florianópolis está instalada no bairro Ingleses desde o último sábado (30/05, quando começou inicialmente o trabalho de orientação.
Já na segunda-feira (01), agentes da unidade do Centro e Continente foram deslocados para Ingleses para fiscalizar o uso de máscaras nas ruas. Nesta data, passou a vigorar o decreto municipal que tornou obrigatório o uso de máscaras nas ruas do maior bairro da cidade, a exemplo do que já acontecia na Avenida Beira Mar Norte e Beira Mar Continental.
Com a base montada ao lado do Parque Linear, agentes passaram a abordar os moradores e turistas que transitavam na "geral do bairro" (Armando Calil Bulos - SC 403). Logo vieram as críticas de que as demais ruas, como a João Gualberto Soares, não estavam sendo fiscalizadas.
Na Ingleses e FM e Portal Norte da Ilha outras reclamações chegaram afirmando que pessoas estavam circulando sem máscara nas ruas e não estavam sendo abordadas.
Durante a edição desta quinta-feira (04), o chefe da Guarda Municipal de Florianópolis, Ivan Couto, conversou com o jornalista Moacir Oliveira (foto).
"Eu tenho ido nos Ingleses todos os dias, verifico posicionamento das nossas equipes e converso com a população. A população vem entendendo a necessidade e a importância desta medida"
SOBRE RECLAMAÇÕES E APLICAÇÃO DE MULTAS
"Não houve multa porque em nenhum momento qualquer pessoa abordada pelos nossos agentes disse que não iria usar a máscara ou desafiou a comprimento da determinação".
VIATURAS E CIRCULAÇÃO NAS RUAS
"Temos a base principal na SC 403 e viaturas circulando nas vias secundárias. Eu inclusive hoje, circulando pelos Ingleses até a Praia do Santinho até o final e retornei, a gente fez essa verificação e a maioria das pessoas usando máscara."
E durante a entrevista, Ivan Couto confirmou novamente a previsão da formatura de 25 agentes para este mês de junho, o grupo irá integrar a Guarda Municipal do Norte da Ilha que será implantada em local a ser definido (Notícia divulgada com exclusividade pelo Portal Norte da Ilha - Leia aqui )