Documentos de identidade são emitidos para pessoas em situação de rua

Documentos de identidade são emitidos para pessoas em situação de rua

Pessoas em situação de rua de Florianópolis puderam tirar novas carteiras de identidade em uma ação social realizada nesta quarta-feira, 10, entre o Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina e o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) da Prefeitura.

Para atender a demanda das pessoas que precisavam de um novo documento, por motivo de dano ou perda, o calendário de atendimentos no posto de identificação do IGP de Florianópolis, no Bairro Itacorubi, ficou exclusivo para as pessoas em situação mais vulnerável durante todo o dia. Até o final da manhã mais de 40 pessoas já haviam recebido o documento.

"O nosso objetivo com esta ação é dar para o cidadão de rua, um documento para que ele possa ser inserido novamente na sociedade. Sem a carteira de identidade o cidadão não consegue fazer absolutamente nada. Queremos devolver a cidadania que essas pessoas perderam por algum motivo", ressaltou Shirlaine Machado, coordenadora Estadual de Identificação Civil do IGP.

Morando no Brasil há pouco mais de um ano, o desempregado Douglas Souza aproveitou a ação para regularizar a sua documentação. "Estou morando no Brasil há um ano, perdi todos os meus documentos, e desde então tem sido muito difícil conseguir emprego. Agradeço pela oportunidade em poder ter novamente uma identidade", disse.

Acompanhantes Goiania