Durante fiscalização do cumprimento das regras para o retorno do transporte coletivo intermunicipal na manhã desta segunda-feira, 22, a Guarda Municipal de Florianópolis detectou irregularidades em relação às medidas de prevenção do Coronavírus em dois ônibus da empresa Jotur, da Palhoça. (VEJA O VÍDEO ABAIXO)
Diversos passageiros estavam sentados lado a lado nos assentos. O protocolo sanitário exige que apenas um passageiro sente em cada conjunto, próximo à janela para deixar o corredor livre.
Conforme os procedimentos, o Comandante da Guarda Municipal de Florianópolis, Ivan Couto pediu que todos os passageiros descessem e seguissem o restante da viagem a pé, em segurança, pelas passarelas da Ponte Hercílio Luz. Em seguida, foi solicitado que o ônibus retornasse para o cidade de origem.
As empresas e passageiros são obrigados a cumprir as regras. "O controle das viagens será rigoroso, onde a participação e compreensão do usuário é essencial. É pior para o usuário ter sua ida ao destino interrompido e ter perdida a viagem do que aguardar a vinda de um próximo veículo.
Estamos sugerindo as empresas da área metropolitana a ofertarem de acordo com a demanda, sob pena de termos que suspender o serviço", explica o Secretário de Mobilidade e Planejamento Urbano, Michel Mittmann.
Entretanto, a partir de agora, a Prefeitura decidiu que os ônibus que estiverem transportando passageiros em desacordo com as regras de prevenção ao Coronavírus, será impedido de entrar na cidade e deverá retornar, inclusive com os passageiros, para a cidade de origem.
As imagens das duas ocorrências desta manhã serão encaminhadas para a Secretaria de Mobilidade e Planejamento Urbano, que vai avaliar quais medidas devem ser aplicadas à empresa. É possível que a circulação das linhas da Jotur sejam suspensas na Capital.