Três casas e um comércio jogavam esgoto em rede pluvial próxima ao Rio Araújo, na divisa entre Florianópolis e São José
Após operações no Sul da Ilha, força-tarefa contra esgoto irregular da Prefeitura Municipal de Florianópolis e da Casan fiscalizou, nesta semana, as ligações sanitárias de imóveis no Continente, com 4 multas por crime ambiental em casos de esgoto lançado na rede pluvial.
Um comércio na Rua Dom Pedro II e três casas na Rua Dom Pedro I e Cândido Ramos – duas na primeira, uma na segunda – foram flagrados com esgoto de vasos sanitários e pias de banheiro conectados diretamente na drenagem.
As fiscalizações da semana tiveram como foco imóveis próximos ao Rio Araújo, divisa entre os bairros de Capoeiras, em Florianópolis, e Campinas, em São José, e que deságua na Beira-Mar do município da região metropolitana.
A Floram multou os proprietários por crime ambiental e a Vigilância Sanitária requereu o Habite-se de todos os imóveis dos três endereços e de parte da Rua Professor Egídio Ferreira, nas proximidades.
A Blitz do Grupo Sanear Floripa
formada por fiscais e técnicos da Vigilância Sanitária, Floram, Casan, Secretaria de Infraestrutura e ECHOA Engenharia, empresa responsável pelos programas Floripa Se Liga Na Rede e Trato Pelo Capivari – também foi com suas equipes ao Estreito.
Os imóveis da Rua Dr. Heitor Blum, no trecho que vai de sua esquina com a Rua Gen. Eurico Gaspar Dutra até a Beira-Mar Continental, serão inspecionados em ação futura da Blitz. Na tarde de quarta-feira (24/06), um caminhão da Casan precisou limpar a rede de esgoto do local, que encontrava-se afogada.
Blitz Sanear
A Blitz Sanear é uma força-tarefa da Prefeitura Municipal de Florianópolis e da Casan, realizada por meio do Grupo Sanear Floripa, com o objetivo de fiscalizar ligações irregulares de esgoto que causem prejuízos ao meio ambiente e à saúde pública.
Com mais de 80 ações semanais realizadas desde outubro de 2018, a Blitz Sanear já inspecionou residências, imóveis comerciais, shopping centers, hotéis, restaurantes, pousadas, condomínios e edifícios em mais de 30 localidades de Florianópolis. Na semana passada, o grupo fez operações nos bairros Rio Tavares, Campeche, Morro das Pedras e Córrego Grande.