Em apenas duas servidões, Trato Pelo Capivari suga 20 mil litros de esgoto jogado na rede pluvial em Ingleses

Balanço de ações especiais do programa registra recorde semanal de lacres no Norte da Ilha: 14 ligações irregulares interrompidas

Fotos: Marta Siminhuk/Trato Pelo Capivari

Fotos: Marta Siminhuk/Trato Pelo Capivari

Com ações especiais diárias de terça a sexta-feira, o Trato Pelo Capivari bateu seu recorde semanal de lacres, com 14 ligações irregulares interrompidas, e sugou com caminhão hidrojato, em uma manhã e em apenas duas servidões de Ingleses, 20 mil litros de esgoto lançado na rede pluvial.


É um volume equivalente a 10.000 garrafas pet de 2L, 1.000 bombonas de 20L e 20 caixas d'água de 1.000L que, despejado clandestinamente na drenagem, chegaria a rios e córregos e à praia do balneário do Norte da Ilha.


A ação especial com caminhão hidrojato, realizada na manhã de quarta-feira (24/06), limpou a rede pluvial da Servidão João Luís de Souto e da Servidão do Jura. As duas localizam-se próximas ao Ribeirão Capivari, que deságua no mar.


Na mesma manhã, o Trato Pelo Capivari fiscalizou dois condomínios da Rua Martinho de Haro, em Ingleses Norte, que lançavam os efluentes da fossa diretamente na drenagem. Um deles sofreu 6 lacres, outro sofreu 4, e ambos foram multados por crime ambiental pelo fiscal da Floram que acompanhava a ação.


Ao longo das últimas quatro ações especiais, o programa da Casan, realizado em parceria com a Prefeitura de Florianópolis e executado pela ECHOA Engenharia, registrou o maior número semanal de lacres desde o início das atividades em Ingleses, com 14 ligações interrompidas. No acumulado, a medida – que faz cessar de imediato a poluição, forçando o proprietário a se adequar – já foi tomada 98 vezes.


Ontem, quinta-feira (25/06), o Trato Pelo Capivari efetuou 5 lacres em imóveis localizados nos seguintes endereços: Rua Ambrósio Marques da Rosa e servidões Francisca Marques da Silva e Júlio Petroski. Hoje pela manhã foram mais 2, em condomínio na Rua Paulina Marques dos Santos.


Além dos lacres, as ações especiais do programa, sempre acompanhadas por fiscais da Vigilância Sanitária e/ou da Floram, resultaram em 7 autuações e 3 multas em casos flagrados de esgoto na pluvial e extravasamento de fossa a céu aberto.



O programa

O Trato Pelo Capivari faz uma varredura nas ligações sanitárias de Ingleses, com o objetivo de limpar o Rio Capivari e regularizar os imóveis do bairro do Norte da Ilha. De segunda a sábado, 22 técnicos inspecionam as ligações de esgoto de casas, condomínios e estabelecimentos comerciais, com base em agendamentos, denúncias de esgoto irregular e ações especiais.