Trato Pelo Capivari ultrapassa 100 lacres de ligações irregulares em Ingleses

Fotos: Marta Siminhuk/Trato Pelo Capivari

Fotos: Marta Siminhuk/Trato Pelo Capivari

O Trato Pelo Capivari ultrapassou, nos últimos dias, a marca de 100 lacres contra ligações de esgoto irregulares no bairro de Ingleses, no Norte da Ilha.


Em três ações especiais ao longo da semana, o programa da Casan, realizado em parceria com a Prefeitura de Florianópolis, interrompeu 11 tubulações conectadas à rede de drenagem pluvial, somando 109 pontos de esgoto que, por ação direta dos técnicos do Trato Pelo Capivari, deixaram de atingir praia, rios e córregos.


Os números indicam intensificação dessa medida extrema, que faz cessar de imediato a poluição causada pelo fluxo clandestino e força a regularização por parte do morador, contra imóveis irregulares em Ingleses.


No primeiro trimestre de 2020, o Trato Pelo Capivari efetuou 36 lacres. Em menos tempo, desde a retomada das atividades no fim de abril, foram 73 – mais que o dobro –, com recorde semanal (14) registrado nos últimos dias de junho.


Na manhã desta sexta-feira (03/07), técnicos do Trato Pelo Capivari fiscalizaram, com acompanhamento da Vigilância Sanitária, dez imóveis no bairro. Dois condomínios e uma casa na Rua Olavio Valentim Garcia, próxima ao Ribeirão Capivari, foram flagrados lançando esgoto diretamente na rede de drenagem. Ao todo, sofreram 4 lacres.


Mais uma ligação irregular foi lacrada em condomínio na Servidão Verdes Mares. Com esgoto de dois blocos chegando na pluvial, os responsáveis foram multados por crime ambiental.


A equipe do Trato Pelo Capivari também flagrou hoje dois casos de extravasamento de fossa a céu aberto, nas servidões Mercedes Maria Luiza, em área próxima ao Costão Golf, e Netuno. Os proprietários foram autuados pela Vigilância Sanitária para que suguem o conteúdo das fossas e se regularizem.


Nas outras duas ações especiais da semana, realizadas em 29/06 (segunda-feira) e 02/07 (quinta-feira), o programa efetuou 4 e 2 lacres, respectivamente, além de registrar duas multas por crime ambiental, uma em cada dia, emitidas pela Floram.


O programa – O Trato Pelo Capivari faz uma varredura nas ligações sanitárias de Ingleses, com o objetivo de limpar o Rio Capivari e regularizar os imóveis do bairro do Norte da Ilha. De segunda a sábado, 22 técnicos inspecionam as ligações de esgoto de casas, condomínios e estabelecimentos comerciais, com base em agendamentos, denúncias de esgoto irregular e ações especiais. A execução é da ECHOA Engenharia.


Além dos agendamentos de inspeção, o programa conta com dois canais de denúncia contra esgoto irregular, atendendo a uma demanda expressa da população local: por mensagem ao número (48) 99123-1223 (WhatsApp) ou através do site oficial: www.tratopelocapivari.com.br.