Meteorologista alerta para possíveis alterações de intensidade de ciclone previsto para SC

Meteorologista alerta para possíveis alterações de intensidade de ciclone previsto para SC

Em entrevista ao jornalista Moacir Oliveira, durante o Jornal Norte da Ilha desta segunda-feira (06), o noticiário é exibido de segunda à sexta-feira das 12h15 às 13:00 pelo facebook.com/portalnortedailhaoficial, a meteorologista da Epagri/Ciram, Marilene de Lima, explicou que o ciclone extratropical previsto para atingir Santa Catarina entre esta terça (07) e quarta-feira (08), não deverá ter a mesma intensidade do fenômeno registrado na semana passada, porém ressaltou que não se pode descartar uma possível alteração da amplitude do evento meteorológico.



No ciclone da semana passada não havia previsão de um fenômeno com tamanha força de destruição, a linha de instabilidade foi simplesmente evoluindo ao ponto em que chegou.
Inclusive o alerta era especialmente para a região oeste, mas atingiu quase todo o Estado. Então, não é possível garantir que isso não possa ocorrer novamente, mas ao que tudo indica não será da mesma magnitude", disse a meteorologista em entrevista por telefone.


A orientação é que a população fique atenta aos alertas da Defesa Civil.


A PREVISÃO


No próximo dia 07/07 (terça-feira), um sistema de baixa pressão desloca-se sobre o Rio Grande do Sul (RS), desde o oeste de SC em direção ao mar, intensificando-se na costa como ciclone extratropical.

O sistema deve provocar chuva especialmente nas regiões do oeste ao sul de SC, próximas à divisa com o RS, com rajadas de vento de 60 a 80 km/h.

Na noite de terça e durante a quarta-feira (07 e 08/07), o ciclone favorece ventos mais intensos no litoral de SC, com aumento na agitação do mar.


Ressalta-se que, apesar da previsão de ventos mais intensos, este evento não deve apresentar a mesma magnitude do último registro de ventos extremos ocorrido em SC no dia 30/06.


Ciclones extratropicais são sistemas frequentes na costa sul do Brasil, causando alagamentos e ressacas, especialmente nos meses entre abril e setembro.



CICLONES


Em média, nessa época do ano, dois a três ciclones em cada mês se formam no litoral do Uruguai e Sul do Brasil, influenciando as condições de tempo no litoral de SC.