Os 135 grupos do Programa Floripa Feliz Idade, ligado à Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Florianópolis, estão buscando outras maneiras de se reunir em meio à pandemia. Sendo o público de idosos o mais afetado pelo novo Coronavírus, a coordenação do programa tem incentivado a importância do distanciamento social, e para isso os grupos têm encaminhado vídeos, mensagens e feito videochamadas para compartilhar os momentos com seus colegas.
Os idosos têm as mais variadas atividades. Alguns se reúnem virtualmente para praticar exercícios com a orientação de um educador físico da própria Prefeitura duas vezes por semana, outros para realizar atividades de artesanato. As atividades têm o objetivo de garantir os momentos de socialização e qualidade de vida entre os participantes, auxiliando na prevenção de doenças psicossomáticas.
Outro vídeo compartilhado neste momento foi o da voluntária da rede solidária Somar Floripa, Anna Karina, uma Personal Organizer que deu dicas de como organizar a casa. No vídeo, Anna explicou qual melhor maneira de dobrar e guardar uma meia sem desgastar o elástico.
Os trabalhos de artesanato são compartilhados em grupos pelo aplicativo WhatsApp para incentivo das atividades. Nos espaços virtuais são discutidos quais pontos foram utilizados, os materiais, e quais trabalhos manuais foram feitos. Além destas discussões também são passadas orientações de saúde quanto aos cuidados com o novo coronavírus, uso de máscaras, vacinação de gripe, entre outras orientações de Saúde.
Os idosos interessados em participar de algum dos grupos, precisam entrar em contato com Programa pelo e-mail [email protected] ou pelo fone (48) 3213-5599.
#PORTALNORTEDAILHA