Pela primeira vez, Trato Pelo Capivari fecha semana com mais regularizações do que novos lacres em Ingleses

Fotos: Marta Siminhuk/Trato Pelo Capivari

Fotos: Marta Siminhuk/Trato Pelo Capivari

As ações especiais do Trato Pelo Capivari registraram, pela primeira vez em uma mesma semana, mais regularizações do que novos lacres de ligações de esgoto clandestinas em Ingleses, no Norte da Ilha. Os doze imóveis regularizados, contra nove com tubulações lacradas, fizeram as adequações e deixaram de lançar esgoto na rede pluvial após multas, autuações e lacres em operações anteriores do programa.


Os técnicos do Trato Pelo Capivari – sempre acompanhados, nas ações especiais, de fiscais da Vigilância Sanitária e da Floram – flagraram um caso que indica a efetividade das medidas de fiscalização: nesta sexta-feira (24/07), um comércio na Rod. João Gualberto Soares, com esgoto da fossa jogado na drenagem, foi interditada pela Vigilância até a correção das irregularidades. Horas depois, o proprietário já havia feito as adequações no sistema e se regularizado.


Ainda na manhã de hoje, mais três casas e dois condomínios – localizados nas servidões José Manoel Pacífico, Ayrton Senna e Jatobá – foram fiscalizados pela equipe. Os cinco lançavam esgoto na rede pluvial e sofreram lacres das ligações irregularidades.


Ao longo da semana, o programa da Casan, realizado em parceria com a Prefeitura de Florianópolis e executado pela ECHOA Engenharia, realizou quatro ações especiais, diariamente desde terça-feira (21/07). Em todos os dias houve imóveis regularizados.


Os nove lacres foram efetuados em casas, condomínios e comércios dos seguintes endereços em Ingleses: Estrada Dário Manoel Cardoso; servidões Verdes Mares e João Luiz de Souto; além das já citadas José Manoel Pacífico, Ayrton Senna e Jatobá.



Com o balanço semanal, o Trato Pelo Capivari soma 168 ligações clandestinas lacradas no balneário do Norte da Ilha.


Além das regularizações e dos lacres, o programa realizou, na quarta-feira (22/07), ação com caminhão hidrojato na Servidão Eduardo Marques da Natividade. Mais de 5 mil litros de esgoto foram sugados das galerias de drenagem que percorrem o local.



O programa

O Trato Pelo Capivari faz uma varredura nas ligações sanitárias de Ingleses, com o objetivo de limpar o Rio Capivari e regularizar os imóveis do bairro. De segunda a sábado, 22 técnicos inspecionam casas, condomínios e estabelecimentos comerciais no bairro do Norte da Ilha, com base em agendamentos, denúncias e ações especiais.


Além das inspeções agendadas, o Trato Pelo Capivari conta com dois canais de denúncia contra esgoto irregular, atendendo a uma demanda expressa da população local: por mensagem ao número (48) 99123-1223 (WhatsApp) ou através do site oficial do programa: www.tratopelocapivari.com.br.