Gasolina comum será "turbinada" a partir de agosto, mas consumidor vai pagar mais caro

Gasolina comum será "turbinada" a partir de agosto, mas consumidor vai pagar mais caro

A partir de 3 de agosto, a gasolina começará a ser comercializada com melhor qualidade e, consequentemente, com maior preço. Depois das novas especificações anunciadas pela ANP, que passarão a valer no próximo mês, o país todo deverá adaptar a gasolina com RON atualizada (maior octanagem da gasolina). — A gasolina comum passará a ser como se fosse aditivada.


As novas exigências determinam uma massa específica mínima e um valor mínimo de octanagem RON da gasolina. À partir do dia 3 de Agosto o valor mínimo de RON exigido será de 92. Entretanto, em janeiro de 2022, o valor mínimo exibido de RON subirá para 93.


Não é possível fazer uma projeção dos valores da gasolina que, atualmente, é comercializada a uma média de 4,30 reais na Grande Florianópolis. O Sindópolis ainda não tem exatamente um valor, mas prevê impacto de 10 a 15 centavos no preço por litro para o consumidor final (sem dados efetivos). As mudanças certamente vão implicar em preços mais altos, mas essa é apenas uma projeção.


— A gasolina que recebemos não é de qualidade muito boa. Anualmente os postos precisam limpar os tanques, por conta dos resíduos. O consumidor dificilmente vai mandar limpar o tanque do carro, o resíduo fica acumulado. Vai haver um rendimento maior por litro de gasolina. Os bicos injetores terão durabilidade maior. O consumidor deve deixar de ter curtos com essa manutenção — projeta Fernandes.


Assista e entrevista completa, exibida no Jornal Norte da Ilha, com o vice presidente do SINDÓPOLIS, Joel Fernandes, clicando AQUI