Testagem de COVID-19 de comerciantes e funcionários de academias auxilia no afastamento de pacientes assintomáticos

Testagem de COVID-19 de comerciantes e funcionários de academias auxilia no afastamento de pacientes assintomáticos

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Saúde, informa que, até o momento, já foram feitos 1239 testes para o novo Coronavírus em comerciantes da Capital, sendo 27 positivos para a doença, e 792 em funcionários de academias, sendo 10 positivos.


Na semana passada foram testados 455 servidores da Assistência Social, sendo 8 positivos, e 218 servidores da Secretaria de Infraestrutura, onde nenhum foi confirmado com a doença.


Todos os casos positivos e seus contatos próximos foram colocados em isolamento e estão sendo acompanhados pela Vigilância Epidemiológica de Florianópolis ou de seus respectivos municípios. O objetivo da testagem foi identificar os casos assintomáticos de Covid-19 e impedir que eles disseminem o vírus à população, isolando o mais rápido possível estas pessoas.


A testagem foi feita com exames do tipo RT-PCR, utilizando a metodologia de testagem em pool (teste em grupo), o mesmo método utilizado para testagem dos funcionários do transporte coletivo.


Os exames foram fornecidos pela empresa de biotecnologia Neoprospecta e sua spin-off BiomeHub a partir de doações do Movimento Floripa Sustentável, por meio do Fundo Empresarial para Reação Articulada de Santa Catarina Contra o Coronavírus (Fera-SC), e Vale S/A.