Casan culpa pandemia por atrasos e estipula novo prazo para concluir estação de tratamento de esgoto em Ingleses

Casan culpa pandemia por atrasos e estipula novo prazo para concluir estação de tratamento de esgoto em Ingleses

A Gerência de Construção da Casan está refazendo com a construtora o cronograma da construção da estação de tratamento de esgoto de Ingleses/ Santinho.

Segundo a Companhia, os prazos estabelecidos atrasaram em função dos decretos de isolamento social, da necessidade de afastamentos de funcionários e outras dificuldades geradas pela pandemia.

Segundo apurou com exclusividade o Portal Norte da Ilha, no momento está assim o estágio da obra Ingleses/Santinho:

  • Rede: 77% executada (52 km executados de 67,9 km no total) A rede compreende toda a tubulação implantada subterraneamente nas ruas.

  • Estação de Tratamento (ETE): 30% da obra executada.

Questionada sobre a nova previsão de operação da Estação, a Casan estipulou o seguinte prazo:

  • Data prevista para iniciar a pré-operação: até o final do 1º semestre de 2021.

Esta informação significa que Ingleses/Santinho ainda irão conviver na temporada de verão 2020/21 sem o tratamento total de esgoto.


O sistema todo vai abranger 14 bacias de esgotamento sanitário para atender o centro de Ingleses, as áreas norte e sul do bairro, além da praia do Santinho.

Atualmente a rede coletora existente no centrinho de Ingleses trata o esgoto na estação de Canasvieiras.

Com a ampliação das tubulações e implantação da ETE a atual interligação poderá ser eliminada. Tratado em nível terciário - o mais completo de todos -, o efluente da ETE dos Ingleses poderá ser lançado no Rio Capivari.



O PROJETO


Viabilizado a partir de uma ação conjunta da CASAN, Governo do Estado e Prefeitura de Florianópolis, a ampliação da rede de esgotamento sanitário de Ingleses e Santinho demanda investimentos de R$ 84 milhões, valor financiado junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).

Serão mais de 60 km de rede instalada, cerca de 5 mil ligações domiciliares, além de estações elevatórias e uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) com capacidade para depurar 105 litros/segundo, em nível terciário, que beneficiarão uma população de mais de 40 mil moradores fixos e praticamente o triplo durante a temporada.

Mesmo após a instalação da rede e dos ramais, os esgotos residenciais ainda não podem ser conectados à rede, uma vez que ela ainda não está em operação. No momento adequado, quando todo o sistema estiver implantado e a ETE entrar em funcionamento, os moradores serão avisados pela CASAN de que as ligações poderão ser efetivadas.


#PORTALNORTEDAILHA