Em uma única rua de Ingleses, Trato Pelo Capivari lacra dez ligações irregulares de esgoto

Fotos: Tito Pereira/Trato Pelo Capivari

Fotos: Tito Pereira/Trato Pelo Capivari

Em ação especial na manhã desta sexta-feira (07/08), o Trato Pelo Capivari lacrou dez ligações irregulares de esgoto em uma única rua de Ingleses, no Norte da Ilha. Ao todo, seis imóveis da Travessa Antônio Francisco Alves – quatro deles, duas casas e dois condomínios, com dois lacres cada – tiveram tubulações clandestinas lacradas pela equipe do programa. Todas encontravam-se conectadas à rede pluvial.


Além dos lacres, a Vigilância Sanitária autuou quatro proprietários na operação de hoje: dois da mesma rua e outros dois da Rua Graciliano Manoel Gomes, vizinha à Tv. Antônio Francisco Alves, responsáveis por condomínios que também lançavam esgoto na drenagem.


Este é o terceiro dia seguido com ações especiais do Trato Pelo Capivari – quando técnicos do programa vão a campo acompanhados de fiscais da Floram e da Vigilância Sanitária – no bairro do Norte da Ilha.


Na quarta-feira (05/08), um condomínio da Rua Caminho das Alamandas flagrado com esgoto na rede pluvial sofreu um lacre e foi intimado pela Floram a se regularizar em até uma semana, do contrário será multado por crime ambiental. Outros quatro imóveis – um comércio na Estrada Dom João Becker, um condomínio e uma casa na Rua dos Lordes e outra casa na Rua Solar das Oliveiras – haviam se regularizado.


A ação especial de quinta-feira (06/08) resultou no lacre da ligação irregular de uma casa na Servidão Tayla Stefane Damasceno Batista. O proprietário também foi autuado pela Vigilância Sanitária, com prazo de uma semana para interromper o lançamento irregular e concluir as obras de adequação.


Com o saldo da semana, o Trato Pelo Capivari – programa realizado pela Casan, em parceria com a Prefeitura de Florianópolis, e executado pela ECHOA Engenharia – completou 192 lacres desde o início dos trabalhos em Ingleses.


O programa

O Trato Pelo Capivari faz uma varredura nas ligações sanitárias de Ingleses, com o objetivo de limpar o Rio Capivari e regularizar os imóveis do bairro. De segunda a sábado, 22 técnicos inspecionam casas, condomínios e estabelecimentos comerciais no bairro do Norte da Ilha, com base em agendamentos, denúncias e ações especiais.


Além das inspeções agendadas, o Trato Pelo Capivari conta com dois canais de denúncia contra esgoto irregular, atendendo a uma demanda expressa da população local: por mensagem ao número (48) 99123-1223 (WhatsApp) ou através do site oficial do programa: www.tratopelocapivari.com.br.