Migração de moradores de rua para Ingleses causa preocupação de entidades - Portal Norte da Ilha

Foto: CONSEG

Foto: CONSEG

Nesta quarta-feira (26), o CONSEG - Conselho de Segurança de Ingleses, Santinho e Rio Vermelho - mais uma vez acompanhou a Força Tarefa DOA - Defesa, Orientação e Apoio - junto à População em Situação de Rua (PSR) no Norte da Ilha.

Participaram da ação, equipes da Secretaria de Assistência Social, da Comcap e da Polícia Militar, além do Conseg.


Algumas pessoas foram abordadas em Canasvieiras e outras em Ingleses. Segundo Alberto Neves, presidente do CONSEG, ao contrário de Canasvieiras que é notória a diminuição de PSRs, Ingleses cada vez mais tem aumentado visivelmente o número dessa população.


Constatou- se também que pessoas que costumavam viver no Centro estão migrando para Ingleses, sendo que o único equipamento público que Florianópolis possui para a atenção oficial à essa população fica no Centro, na Passarela da Cidadania (Passarela Nego Quirido).


"Lembramos que o assistencialismo puro e simples como a doação de comida, dinheiro e roupas beneficia o indivíduo, mas cria um custo Social. Esse custo social se manifesta de várias formas como a desordem pública, aumento dos índices de criminalidade, prejuízos ao meio ambiente etc", disse Alberto.


Também foi constatado muito desperdício de alimentos, como se vê nas imagens do saco de arroz 5kg e do saco de carne.

Foto: CONSEG

Foto: CONSEG

Quem quiser ajudar e contribuir, deve procurar a passarela da cidadania e compor as equipes de voluntários junto à ABA (Associação Braços Abertos), instituição conveniada com a administração municipal.

Foto: CONSEG


#PORTALNORTEDAILHA

Acompanhantes Goiania