Indígenas Venezuelanos são "despachados" do interior do Estado para Florianópolis

Após denúncia, indígenas desembarcaram no Terminal Rodoviário Rita Maria

Indígenas Venezuelanos são "despachados" do interior do Estado para Florianópolis

No início da tarde desta segunda-feira, 23 de dezembro, a Prefeitura de Florianópolis recebeu uma denúncia de que um município do Vale do Itajaí estaria "despachando" venezuelanos indígenas sem abrigo para Florianópolis. Diante das informações, a Prefeitura de Florianópolis comunicou as autoridades policiais e ficou de prontidão na Rodoviária Rita Maria para confirmar se a informação era verdadeira. Por volta das 17h o ônibus chegou com 7 venezuelanos adultos e 13 crianças, incluindo um bebe de pouco mais de 1 mês de idade. Os mesmos relataram também que só tomaram café da manhã e comeram apenas um café com pão.

O prefeito Gean Loureiro está acompanhando o caso desde a denúncia e se pronunciou sobre as medidas que serão adotadas pelo município:

"Em primeiro lugar, todo o meu repúdio a conduta desumana de enviar pessoas para qualquer cidade sem qualquer abrigo ou assistência. Pior ainda, em uma época de Natal, quando nossas atitudes devem ser justamente de caridade e acolhimento. Diante do cenário, nossa primeira missão é dar comida a essas pessoas que vieram com muita fome e sem rumo. Em seguida, estamos abrindo Boletim de Ocorrência, baseado na confirmação dos próximos venezuelanos, de possível direcionamento e compras de passagem de um outro município para Florianópolis. Nesse primeiro momento, não vamos devolver essas pessoas à cidade que nos encaminharam por uma questão de humanidade, pois estaria incorrendo no mesmo erro. Estamos buscando um abrigo para que os adultos e crianças possam descansar, dormir, se alimentar, fazer sua higiene e passar o Natal em paz. Em paralelo a isso, já acionamos Ministério Público e nossa procuradoria para buscar uma solução LEGAL para o caso", comenta.