Encomendas da China trazem sementes misteriosas, CIDASC faz alerta

Encomendas da China trazem sementes misteriosas, CIDASC faz alerta

A Cidasc alerta a população de Santa Catarina, especialmente produtores rurais, sobre pacotes de sementes recebidos pelos correios, provenientes de outros países, como a China.


De acordo com a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), esses produtos estão sendo endereçados a cidadãos comuns, como se fossem brindes. "Em alguns casos, até mesmo pessoas que não solicitaram qualquer mercadoria recebem-nas", informa. Para burlar os sistemas de entrega, o conteúdo de alguns pacotes é declarado como jóias, e as embalagens possuem identificação, supostamente, com caracteres chineses.


As sementes foram recolhidas pela Cidasc e encaminhadas ao Ministério da Agricultura.


A pasta está investigando a entrada de material de multiplicação vegetal sem importação autorizada no Brasil e já fez um alerta para que os cidadãos tenham cuidado e não abram pacotes e encomendas que chegarem às suas residências, sem conhecimento.


"Apesar de parecerem inofensivas, as sementes clandestinas podem estar contaminadas e disseminar pragas e doenças e, assim, causar sérios prejuízos econômicos e danos do ponto de vista da defesa sanitária vegetal, tal como vivenciamos atualmente com a pandemia por Covid-19", destaca o Cidasc.


Recebeu algum pacote de semente sem que tivesse solicitado?


-Não Abra!

-Não Semeie!

-Não Jogue no Lixo!


Procure o escritório da Cidasc do seu município ou ligue no 0800 644 6510 ou ainda pelo WhatsApp (48) 3665 7300 para que seja providenciado o recolhimento.


Ou ainda contatar a Ouvidoria do Estado, no horário das 13h às 19h (Dias úteis) pelo 0800 644 8500 ou através do site: http://www.ouvidoria.sc.gov.br/cidadão.


Fonte: CIDASC