Do Santinho para o mundo: projeto "remar, limpar e ensinar" é finalista de edital internacional

Foto: arquivo pessoal

Foto: arquivo pessoal

O projeto "Remar, limpar e ensinar" nasceu em 2016 e foi idealizado por Jan Daniel Lorenzon, que é morador do Santinho, Norte da Ilha. Tudo começou quando ele se deparou com uma grande quantidade de lixo na praia ao praticar stund up pladdle. Decidiu agir.


Uniu a educação e a pratica da atividade esportiva para ajudar a recolher o lixo acumulado no mar, principalmente próximo à costa litorânea e praias de difícil acesso.

Em toda ação é feita a coleta, a contagem e a separação do lixo recolhido que depois é encaminhado para os locais adequados ou reciclados.


Além da prática, o projeto também visita escolas onde é realizado o trabalho de educação ambiental. "Esta é sem dúvida a parte mais importante do projeto, a conscientização. O nosso foco são as crianças de 4 a 11 anos. Nesta visita fazemos uma palestra sobre toda a problemática do lixo com o ambiente marinho, falamos sobre reciclagem e ainda fazemos uma gincana onde o material usado foi recolhido do mar", destacou Jan.


Ao todo o projeto já teve três edições e já remou por todo o litoral catarinense, de Passo de Torres (litoral sul) até Itapoá (litoral norte). Também já foi a realizada a volta pela ilha de Florianópolis e na Ilha do Mel (PR)

Nas três edições foram recolhidos mais de 40 mil resíduos das praias e 3 mil crianças receberam palestras e orientações.


EDITAL INTERNACIONAL

O projeto está participando do edital EUROPEAN OUTDOOR que vai contemplar projetos focados em limpeza do oceano. Ao todo foram 188 projetos inscritos, 60 passaram para a segunda fase, depois 18 e agora na fase final apenas 5 estão na disputa, entre eles o "Remar, limpar e ensinar", único finalista da América do Sul.

A votação é aberta ao público e o mais votado receberá recursos para manter e ampliar o projeto.


"Se vencermos o edital vamos percorrer mil quilômetros pelo litoral brasileiro ampliando a limpeza das praias e conscientizando ainda mais crianças, chegando a 10 mil crianças e retirando 5 toneladas de lixo das praias", disse Jan.


VEJA O PASSO A PASSO DE COMO VOTAR NO PROJETO: