A Polícia Civil de Santa Catarina realiza desde sexta-feira (16) a Operação "Habite-se 3" para cumprir 12 mandados de prisão temporária e 12 mandados de busca e apreensão na Grande Florianópolis. A ação é por meio da Delegacia de Crimes Ambientais (DRCA) da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC). Foram presas 12 pessoas.
As investigações apontam em tese a suspeita da existência de uma organização criminosa, a qual seria formada por servidores da Celesc e funcionários de empresa terceirizada, que se utiliza de fraudes para realizar instalação elétrica em imóveis irregulares em diversos bairros de Florianópolis, incluindo Ingleses e Rio Vermelho no Norte da Ilha.
Os crimes investigados nesta fase são: corrupção ativa, corrupção passiva, organização criminosa, parcelamento irregular do solo, tráfico de influência e furto de energia elétrica. Os nomes dos envolvidos não foram divulgados pela polícia.
Ações criminosas desse tipo propiciam a ocupação desordenada de terras e geram problemas sociais e de urbanização na cidade. As ordens judiciais foram expedidas pela Vara Criminal da Região Metropolitana da Capital. Ao todo, 50 policiais civis da DEIC participaram da operação.
#PORTALNORTEDAILHA