Além de multa por crime ambiental aos proprietários, as ligações irregulares serão lacradas.
A Temporada de Verão mal começou e enquanto turistas curtem a praia, equipes do programa "Trato pelo Capivari" inspecionam imóveis residências e comerciais. Eles estão sendo chamados de "caça esgoto". Nesta sexta-feira (27/12), dez imóveis foram visitados no bairro dos Ingleses, dos quais quatro lançavam esgoto na rede de drenagem pluvial em áreas próximas ao Rio Capivari. Além de multa por crime ambiental aos proprietários, as ligações irregulares serão lacradas.
Em ação conjunta com fiscais da Vigilância em Saúde e da Floram, dois condomínios, uma oficina e uma casa foram flagrados em irregularidade, após testes realizados pelos técnicos do programa.
No caso da oficina, situada na Rua dos Pinheiros, a equipe chegou a encontrar óleo na boca de lobo. Na casa, todos os pontos hidráulicos testados -- máquina de lavar, tanque, pias e vasos sanitários, pia de churrasqueira e caixa de gordura -- encontravam-se conectados à rede de drenagem pluvial da Servidão Veredas, enchendo-a de esgoto. Por fim, os dois condomínios, também com efluentes despejados junto à água da chuva que deságua no rio, ficam na Servidão Valdevino Marques da Natividade -- que termina exatamente no Capivari.
Nas demais inspeções, cinco imóveis que já haviam sido autuados por esgoto na pluvial regularizaram suas ligações sanitárias.
À tarde foi detectado, na Rua Martinho de Haro, grande fluxo de esgoto lançado diretamente no Rio Capivari, próximo à Rua das Gaivotas e à praia dos Ingleses, em área de grande concentração de condomínios. Até o fim do dia, não foi possível determinar a origem dos efluentes. Técnicos do Trato pelo Capivari e fiscais dos órgãos competentes voltarão na próxima segunda-feira (30/11) para novos testes e inspeções no local.