Bombeiro frustrado após salvamento falhar; moradores pedem mais salva-vidas no Santinho

Foto: Erico Moraes

Foto: Erico Moraes

"Uma imagem vale mais que mil palavras". Da lente do fotógrafo Erico Moraes a imagem que revela a frustração de um dos profissionais do Grupo de Salvamento Aéreo do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina após 1h20 de manobras de RCP (Ressuscitação cardiopulmonar), que não foram suficientes para salvar a vida de um aposentado de 69 anos que se afogou no último sábado (07), na Praia do Santinho, Norte da Ilha.



Leia a notícia do afogamento seguido de morte na Praia do Santinho


Mesmo com todo o esforço dos salva-vidas e dos socorristas o homem que residia há apenas dois meses em Florianópolis não resistiu e morreu. O aposentado, que trocou Brasília por Floripa, entrou em um dia de mar agitado e em local de forte corrente marítima.


Esta é a primeira morte registrada neste período de pré-temporada na paradisíaca Praia do Santinho. Segundo o fotografo, que também é o responsável pela página @praiadosantinhofloripa, na qual mostra as belezas diárias da praia, é preciso aumentar o número de salva-vidas no local. Até o último dia 07/11 havia apenas dois profissionais atuando somente aos finais de semana. Desde o último dia 08/11, após a morte, os profissionais passaram a atuar diariamente.


Segundo André, se não for possível disponibilizar mais profissionais, um quadriciclo seria um equipamento ideal para garantir agilidade para os dois profissionais cobrirem toda a área. A orla tem mais de 2,2 quilômetros.



ATUALIZAÇÃO: A produção do Portal Norte da Ilha solicitou nota ao Corpo de Bombeiros de Santa Catarina e a recebeu após a publicação.


O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) esclarece aos moradores, referente a situação na Praia do Santinho, que, atualmente, em novembro, acontece a pré-temporada da Operação Veraneio, ou seja, gradativamente os postos serão completamente ativados.



A partir desta segunda-feira, 09, a praia já conta com guarda-vidas atuando durante a semana, além de reforço aos sábados e domingos, conforme já previsto em estudos e planejamentos, sem a necessidade de acréscimo.
Ressalta-se que, além da presença dos guarda-vidas, o CBMSC espera responsabilidade por parte dos banhistas, para que, antes de se banhar, as pessoas se previnam. É fundamental que tenham atenção ao que indicam as bandeiras no posto de guarda-vidas.



Bandeira verde – baixo risco de afogamento; bandeira amarela – médio risco de afogamento; bandeira vermelha – alto risco de afogamento. Além disso, a indicação é que as pessoas fiquem a cerca de 200 metros do posto e que não se esqueçam do lema "água no umbigo sinal de perigo". Outra recomendação do CBMSC é que jamais os banhistas entrem no mar após a ingestão de bebidas alcoólicas.



A situação das praias, com a cor das bandeiras de cada dia, entre outras informações podem ser verificadas antecipadamente pelo APP Praia Segura CBMSC, disponível para o sistema Android. Colabore com o trabalho do CBMSC e tenha um verão mais seguro.




Banhistas precisam ficar atentos as sinalizações


Bandeira vermelha - Alto risco de afogamento, recomenda-se não entrar no mar, presença grande de correntes de retorno.


Bandeira verde - Baixo risco de afogamento e mar em boas condições, sem presença de correntes de retorno.



Bandeira amarela - Risco de afogamento médio, requer um certo cuidado ao entrar na água, principalmente com as correntes de retorno.



Leia mais notícias de Ingleses e Santinho clicando aqui



#PORTALNORTEDAILHA