Moradores dos Ingleses pedem que COMCAP encontre local adequado para coletores de resíduos

Moradores dos Ingleses pedem que COMCAP encontre local adequado para coletores de resíduos

Moradores do bairro Ingleses, região da Gaivotas, reclamaram da presença de caixas estacionárias colocadas pela COMCAP para coleta de resíduos em locais inadequados.



"Condomínios pedem que a COMCAP tenha bom senso e coloque os coletores de lixo em local que não seja perto da praia e muito menos em frente aos condomínios", disse um morador que prefere não ser identificado.



Segundo as reclamações, o ideal seria a autarquia encontrar um local fixo para manter a estrutura para a coleta.



Para mais notícias dos Ingleses e região clique aqui



A produção do Portal Norte da Ilha manteve contato com a empresa, que enviou o seguinte posicionamento sobre o pedido dos moradores.


"A Comcap informa que ainda estão sendo definidos os locais onde serão instaladas caixas estacionárias para operação dos resíduos da orla no verão. São cerca de 15 equipamentos, entre caixas tipo brooks e roll-on-roll-off, que compõem pontos estratégicos para acondicionamento temporário dos resíduos.




O sistema vem sendo usado pela Comcap desde 2014, como forma de evitar o contato dos veranistas com os resíduos. A limpeza da orla e retirada dos sacos de lixo é feita preferencialmente à noite. Na última temporada, a Comcap investiu na capacitação e relacionamento com o comércio ambulante para disciplinar a geração de resíduos nas praias.



O sistema de pontos estratégicos será adotado em Jurerê Internacional, Jurerê, Canasvieiras, Cachoeira, Lagoinha, Brava, Ingleses Gaivotas, Santinho, Barra da Lagoa, Joaquina, Campeche, Armação, Pântano do Sul e Solidão. As demandas das comunidades por troca de local serão observadas, garante o presidente da Comcap, Lucas Arruda.



Até semana que vem será finalizado o mapa dos locais.


De todo modo, Lucas Arruda aponta que o melhor conceito para a orla é a não geração de resíduos. O lixo coletado na faixa de areia não oferece condições hoje de ser encaminhado à reciclagem, porque não há segregação por parte do veranista. "O melhor é a pessoa retornar para casa com a embalagem do que consumiu na praia e encaminhar para a coleta seletiva", aconselha."