Construção ao lado do Terminal Urbano de Santo Antônio se tornará o novo Centro de Inovação Social de Florianópolis

Obra deve ser entregue para a população ainda no primeiro semestre de 2021

Construção ao lado do Terminal Urbano de Santo Antônio se tornará o novo Centro de Inovação Social de Florianópolis

A Prefeitura de Florianópolis deve entregar ainda no primeiro semestre de 2021 a primeira incubadora social do município. O Centro de Inovação Social, em Santo Antônio de Lisboa, ao lado do TISAN, já teve início das obras e em breve se tornará um espaço para fomentação o empreendedorismo na cidade. Com a retomada econômica, os esforços para qualificação de profissionais e geração de emprego na Capital serão prioridades nos próximos anos de mandato.


A idealização da incubadora social é uma parceira entre a Rede Solidária Somar Floripa e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico da Capital. O espaço físico deve ser voltado à formação de empreendedores sociais, com módulos completos de contabilidade, comunicação e outros, para pessoas que gostariam de atuar ou já são atuantes em projetos sociais e que querem criar instituições, bem como empreendedores que desejam implantar uma área social em seus negócios. A ideia também é que no Centro de Inovação possam ser ofertados cursos de qualificação para geração de empregos e renda.


Um coworking público de 156 m² será uma das principais salas no Centro de Inovação, que também contará com sete incubadoras, auditório, biblioteca colaborativa, espaço de integração para crianças, cozinha, área de café e banheiros. Na área externa, haverá um pátio de integração, horta comunitária, arquibancada externa e áreas cobertas para alimentação, feiras e exposições itinerantes.


O local, que já abrigou o antigo Fórum de Santo Antônio de Lisboa, tem uma área total de 1.221,90 m², sendo 1.210,21 m² de área de reforma e 11,69 m² de construção nova.