No decorrer da quinta-feira, dia 4, o ciclone extratropical atua ao largo da costa gaúcha avançando na direção leste/sudeste. O vento sopra forte no sul e no leste do Rio Grande do Sul, com rajadas entre 80 e 100km/h no sul e leste gaúchos.
Ainda pela manhã, o vento aumenta de intensidade também em Santa Catarina, com rajadas chegando a 80km/h. Além das fortes rajadas de vento, o ciclone extratropical ainda provoca chuva forte na quinta-feira. A chuva volumosa é esperada para o sul e leste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
Entre quinta e sexta-feira, dias 4 e 5 de fevereiro, as fortes rajadas de vento atingem também o litoral paulista, com intensidade entre 60 e 80km/h.
Na sexta-feira (5), o ciclone extratropical ainda atua no oceano, ao largo do litoral do Rio Grande do Sul, mas já bem afastado da costa. O vento ainda é intenso no sul e no leste gaúcho e catarinense, com rajadas entre 50 e 70km/h. Em alto mar a situação ainda indica vento muito duro, próximos a 100km/h.
A partir de sábado, o ciclone extratropical já mais afastado da costa e enfraquecido passa a influenciar com menor intensidade o continente.
A presença do ciclone extratropical provoca vento forte sobre o oceano. O vento soprando intenso e persistente sobre o mar, forma as ondas que deixam o mar agitado a partir da noite de quinta-feira, nas praias do Sul.
Como indicado abaixo a ondulação do mar é de sul/sudeste e a altura das ondas chega a 3 metros à noite: