Dois condomínios são multados por descarte de esgoto na pluvial no Norte da Ilha

Dois condomínios são multados por descarte de esgoto na pluvial no Norte da Ilha

Em blitz semanal contra esgoto irregular, força-tarefa da Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF) e Casan multou dois prédios com ligações irregulares no Centro e flagrou 27 imóveis, em uma única rua do Córrego Grande, com esgoto conectado à rede de drenagem pluvial.


A fiscalização também passou, em operações realizadas entre segunda e quinta-feira (11/02), pela Ponta do Coral e pelos bairros Agronômica, João Paulo, José Mendes, Rio Tavares, Canasvieiras e Ingleses.


Na quarta-feira (10/02), a Blitz Sanear fiscalizou imóveis da Rua Capitão Américo, no Córrego Grande, e encontrou cenário de gravidade: 27 casas lançando esgoto diretamente na rede de drenagem. A Floram deu aos proprietários prazo de 15 dias para regularização, do contrário serão multados. Um prédio da mesma rua foi notificado pela Vigilância Sanitária por não estar conectado à rede coletora de esgoto. A equipe voltará a este endereço nas próximas ações.


No bairro João Paulo, ainda na manhã de quarta-feira, a força-tarefa identificou pluvial com grande volume de esgoto entre as ruas Maestro Villa Lobos e Waldemar Figueiró. Não sendo possível determinar a origem do efluente, a Vigilância Sanitária requereu Habite-se e projeto hidrossanitário de dois imóveis do local.


Na primeira ação da semana, na manhã de segunda-feira (08/02), a Blitz Sanear fiscalizou imóveis no Centro e na Agronômica, em regiões próximas à Beira-Mar Norte, e na Ponta do Coral.


Dois prédios residenciais na Rua Duarte Schutel, flagrados com esgoto lançado na pluvial pelo Floripa Se Liga Na Rede e não regularizados no prazo, foram fiscalizados pela força-tarefa. Como continuavam cometendo crime ambiental, ambos foram multados pela Floram. Um terceiro prédio, que também constava como irregular após inspeção do programa, encontrava-se em obras de adequação e agendará o retorno.


Na Ponta do Coral, o grupo de fiscalização identificou alguns ranchos com pia e chuveiro sendo lançados no mar. Na Agronômica, a rede de drenagem pluvial da Servidão Elvira Gravé Vieira apresentava grande vazão. Será preciso inspecionar os imóveis mais próximos, uma vez que não foi possível identificar, durante a operação, quais deles eram responsáveis pelo lançamento irregular.


Ingleses, Canasvieiras, José Mendes e Rio Tavares

Dois condomínios no Norte da Ilha foram multados pela Floram por crime ambiental em operação na manhã de quinta-feira (11/02). O primeiro, de vários blocos, localiza-se na Rod. Tertuliano Brito Xavier, em Canasvieiras. Na Rua dos Curiós, em Ingleses, onde fica o segundo condomínio multado, há necessidade de caminhão para sugar a rede pluvial.


Por fim, na terça-feira (09/02), a força-tarefa – formada por fiscais e técnicos da Vigilância em Saúde, Floram, Casan, Secretaria de Infraestrutura (PMF) e ECHOA Engenharia, empresa responsável pelo Floripa Se Liga Na Rede – foi a José Mendes e ao Rio Tavares, identificando problemas de vazamento na Travessa Alto da Boa Vista, no primeiro bairro, e pluvial cheia de esgoto na Servidão Teixeira, no segundo.



Blitz Sanear

– A Blitz Sanear é uma força-tarefa da Prefeitura Municipal de Florianópolis e da Casan, realizada por meio do Grupo Sanear Floripa, com o objetivo de fiscalizar ligações irregulares de esgoto que causem prejuízos ao meio ambiente e à saúde pública.


Com mais de 120 ações semanais realizadas desde outubro de 2018, a Blitz Sanear já inspecionou residências, imóveis comerciais, shopping centers, hotéis, restaurantes, pousadas, condomínios e edifícios em mais de 30 localidades de Florianópolis. Na semana passada, o grupo fez operações nos bairros Ribeirão da Ilha, Tapera, Campeche, Centro, Rio Vermelho, Santinho e Canasvieiras.