Trato pela Costa Norte peca na falta de comunicação com a comunidade

Moacir Oliveira é editor do Portal Norte da Ilha

Diferente do Trato pelo Capivari, que fez um trabalho eficiente de aproximação com a comunidade, inclusive criando canais diretos de contato com a comunidade, o Trato pela Costa Norte vai na contra-mão desta eficiência. Desde que foi implantado ninguém sabe nada sobre a empresa executora, nem quais atividades desenvolve, qual os bairros e ruas visitadas. Não há canais de contato e muito menos divulgação local.

Diversos moradores entraram em contato com o Portal Norte da Ilha em busca de informações. É caso da moradora de Ponta das Canas, Ingrid Macedo. "Tem esgoto aqui irregular aqui na rua e não sei pra quem denunciar. Esse Trato serve pra isso?", questionou.

Já a dona Maria Kosinki disse que foi abordada por funcionários da empresa, mas ficou com receio por não ouvir nada sobre o projeto. "Vieram falar comigo mas não tinha ouvido falar nada sobre esse projeto da Casan e achei que seria algum golpe".

No caso do Trato pelo Capivari, a empresa EChoa Ambiental implantou um escritório no bairro Ingleses, um site específico do projeto e divulgou todas as ações no Portal Norte da Ilha, principal veículo da região, orientando a população sobre cada ação do projeto.

A empresa responsável pelo Trato pela Costa Norte precisa se aproximar da comunidade local para não criar resistência ou desinteresse pelo projeto.