120 mandados de prisão são cumpridos em mega operação das forças de segurança

120 mandados de prisão são cumpridos em mega operação das forças de segurança

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), em conjunto com as forças de segurança estaduais e federal (Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Instituto Geral de Perícias e Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa) de seis Estados deflagraram a megaoperação "Maserati" nesta quinta-feira (25/02), contra facção criminosa.


Foram cumpridos 120 mandados de prisão e 142 de busca e apreensão em 45 cidades e em seis Estados da Federação - São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Participaram da megaoperação mais de 600 Policiais - Civis, Militares e Rodoviários Federais -, servidores do Instituto Geral de Perícias e Policiais Penais do Departamento de Administração Prisional. O GAECO identificou que a facção criminosa tinha como objetivo primordial a expansão da atuação no Estado de Santa Catarina, com foco na região de fronteira entre as cidades de São Miguel do Oeste, Chapecó e Dionísio Cerqueira. Assim como na região de Joinville em razão da proximidade dos Portos de Santa Catarina e Paraná.


No curso da investigação foram presas em flagrante 24 pessoas e foram apreendidos 706 kg de substâncias entorpecentes, quatro veículos e três armas de fogo.

A Operação foi batizada de "Maserati" em alusão ao nome escolhido pela facção para identificar o Estado de Santa Catarina. A facção criminosa dava nomes de carros aos estados.

Em coletiva na tarde desta quinta-feira (25/2), foi detalhada a participação de cada uma das instituições na megaoperação e como a facção criminosa atuava.


Atuação conjunta entre as forças de segurança que traz resultados para a sociedade

Os representantes dos órgãos de segurança foram unânimes em destacar a atuação conjunta dos órgãos de segurança, o que faz de Santa Catarina um modelo para os outros estados da federação, como destacou o Procurador-Geral de Justiça, Fernando da Silva Comin durante a coletiva. "A operação Maserati demonstra que atuação conjunta dos órgãos de segurança é uma realidade e o único caminho para combater à criminalidade", afirmou o PGJ. Comin também destacou o trabalho dos GAECOs no Brasil. Somente no ano passado, os GAECOs de 14 Estados, mais o Distrito Federal, deflagraram mais de 40 operações de combate a facções criminosas, que resultaram em mais de mil prisões. Em Santa Catarina, nos últimos dois anos o GAECO instaurou cerca de 400 procedimentos investigatórios contra organizações criminosas. E foram efetivadas nesse período em nosso Estado mais de cem prisões e cumpridos mais de 600 mandados de busca e apreensão.