Norte da Ilha: redução dos homicídios e aumento na apreensão de drogas são destaques na Operação Verão

Foto: divulgação / PMSC

Foto: divulgação / PMSC

No dia 22 de fevereiro encerrou a Operação Veraneio no litoral catarinense. Na área do 21º Batalhão de Polícia Militar (BPM), o reforço de mais de 200 policiais em duas etapas foi fundamental para atender a demanda de ocorrências.




No total, a unidade atendeu 4.729 emergências e solicitações, uma média de 76 ocorrências por dia. Dessas, 328 acabaram com um envolvido preso. Nas atuações em crimes com penas menores, como ameaça, perturbação e posse de drogas, 388 Termos Circunstanciados foram lavrados. Nesse último dado também estão os atendimentos em virtude da COVID, como aglomerações e estabelecimentos em desacordo com as regras sanitárias.



Outro destaque foi o aumento significativo de apreensão de drogas. O 21º BPM apreendeu quase 50 quilos (entre maconha, cocaína, drogas sintéticas e crack), enquanto no mesmo período de 2019/2020, o número foi de pouco mais de 5 quilos. O número de procurados pela Justiça presos também subiu, de 25 para 28, representando um aumento de 12%.



Os homicídios apresentaram a maior queda no comparativo com o mesmo período do verão passado. Esse crime contra a vida caiu de 11 para 4, uma queda de mais de 60%.


As barreiras de trânsito foram uma constante da Operação Veraneio, atuando nas entradas dos principais bairros. Mais de 8 mil autuações foram lavradas, principalmente da leis seca. Outra infração de trânsito que apresentou muito desrespeito por parte dos condutores foi o estacionamento em local proibido.



Segundo o comandante do 21º BPM, tenente-coronel Pablo Neri Pereira, "na Operação Veraneio a preocupação da Polícia Militar é com o movimento de turistas, mas para o 21º Batalhão a atenção também é com o residente dos bairros do Norte da Ilha".



#PORTALNORTEDAILHA