A presença de um ciclone extratropical atuando em alto-mar, ao largo da costa do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, entre o sábado (06) e o domingo (7) e a formação de uma frente fria entre o litoral paulista e fluminense vai favorecer a formação de muita instabilidade e bastante chuva nessas regiões.
O ciclone atua em alto mar, mas influencia o litoral gaúcho e catarinense. Há indicação de rajadas entre 60 e 80km/h no litoral gaúcho e na costa sul de Santa Catarina. Em alto mar, próximo ao centro de uma baixa pressão o vento é muito forte com rajadas de até 120 km/h o que torna a navegação perigosa.
Mar agitado
O vento intenso sobre o oceano deixa o mar agitado, principalmente em áreas afastadas da costa, ao largo do litoral gaúcho e catarinense. A altura das ondas em alto-mar chega a 5 metros.
A partir de sábado (06) à tarde, o mar sobe nas praias do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. No domingo o mar se agita e a altura das ondas nessa faixa litorânea chega a 2 metros e meio, com ondulação de sudeste.
A previsão para a segunda-feira, dia 8, é de mar ainda mais agitado nas praias do Sul e do Sudeste. Nas praias gaúchas, as ondas se aproximam de 3 metros. Na costa sul de Santa Catarina e no Rio de Janeiro, ondas entre 2 e 2,5m. A ondulação do mar na faixa litorânea entre o Rio Grande do Sul e o Rio de Janeiro é do quadrante sudeste.