Veja qual é a previsão de Florianópolis para vacinar todos os idosos acima de 60 anos

Fotos: Cristiano Andujar/PMF

Fotos: Cristiano Andujar/PMF

Em reunião na noite deste sábado, 06 de março, na Prefeitura de Florianópolis, o Secretário Nacional de Atenção Primária à Saúde, Raphael Parente, apresentou ao prefeito Gean Loureiro o cronograma mensal de disponibilização de doses das vacinas contra a COVID-19 já contratadas pelo Ministério da Saúde. De acordo com o documento, mais de 155 milhões de doses devem ser disponibilizadas até 31 de maio de 2021, o suficiente para vacinar 77,5 milhões de brasileiros, aproximadamente 37% do total da população.


O assunto veio à tona, após o prefeito ter externado a preocupação do município em conseguir imunizar todos os idosos acima de 60 anos antes do início do inverno, período mais crítico para as doenças respiratórias. Proporcionalmente, vacinando 37% dos florianopolitanos, a cidade conseguiria atingir todos os profissionais de saúde e idosos acima de 60 anos antes da chegada do frio.


Além das vacinas, o prefeito Gean Loureiro, acompanhado pelo Secretário Municipal de Saúde, Carlos Justo, também solicitou ao Ministério apoio para estender o horário de alguns Centros de Saúde na cidade. A proposta é manter aberto os CS Ingleses, Saco Grande, Tapera e Estreito até as 22h e também nos finais de semana para servir de apoio às UPAs com os pacientes respiratórios. O Secretário Nacional deve aprovar o pedido em alguns dias. Com isso, a cidade reforça o atendimento primário aos pacientes de COVID-19.


Por fim, o município também solicitou testes do tipo antígeno, que entrega um resultado muito mais rápido do que o PCR, fazendo com que o sistema de saúde possa liberar ou investigar com mais velocidade pacientes com COVID ou não. O Secretário Nacional, Raphael Parente, informou que o Ministério já iniciou o trâmite para a compra deste tipo de testagem para todo o Brasil.