Força-tarefa contra Covid-19 avalia positivamente a cooperação por parte dos estabelecimentos fiscalizados

Foto: divulgação / PMF

Foto: divulgação / PMF

As equipes da Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF) que realizam a fiscalização conjunta das medidas de controle da pandemia da Covid-19, concluem neste domingo, 08/03, a primeira quinzena de ações por toda a cidade. Fiscais da Vigilância Sanitária do município, agentes da GMF, fiscais do Procon e Susp estão vistoriando bares, pubs, restaurantes, lojas, shoppings, supermercados, hotéis e praias.


Desde o início da intensificação da fiscalização das medidas restritivas decretadas pelo Governo do Estado, os 205 fiscais envolvidos realizaram 407 visitas. Desse total, em 375 vistorias não foi detectado qualquer irregularidade, o que corresponde à 92% do total de locais visitados até o momento.


As operações já contabilizam 2.045 horas de trabalho. Os dados parciais apontam ainda a e emissão de advertências para 30 locais e duas interdições. Áreas públicas de intenso movimento como o Parque de Coqueiros e os bolsões das Avenidas Beira-mar Norte e Continental foram interditadas até às 6h da manhã de segunda-feira pela GMF.


Em relação aos dados dessa última semana, a operação conjunta registrou 116 vistorias e sete advertências emitidas. As advertências pontuais se deram por conta de infrações como a não disposição dos alvarás de funcionamento em local visível ao público.


Os fiscais também abordaram um comércio de itens gerais na SC 405 que estava em pleno funcionamento, em desacordo com o decreto estadual. Locais que apresentaram alguma irregularidade em visitas anteriores. Um hotel por exemplo, foi visitado novamente e estava de acordo com os regramentos vigentes.


No Sul da Ilha, um supermercado foi advertido por permitir um número de pessoas acima da capacidade permitida no interior do estabelecimento. A fiscalização conta com a parceria da Polícia Militar dos 4º, 21º e 22º Batalho?es.


"Nossa ação consiste em orientar e informar à população acerca dos novos regramentos, e não em simplesmente aplicar a sanção prevista em lei. Nosso objetivo é espalhar a ideia de que quanto mais empreendedores e cidadãos se engajarem na prevenção da doença, estaremos em segurança e mais cedo saíremos dessa crise sanitária", explica o Comandante da Guarda Municipal de Florianópolis, Valci Brasil.


As equipes da PMF realizam vistorias de forma simultânea nas regiões e contam com suporte operacional da Secretaria de Mobilidade, de Turismo, e a de Desenvolvimento Urbano. A coordenação da força-tarefa é feita pela Secretaria de Segurança Pública de Florianópolis.


Ainda na noite deste domingo, 08/03, fiscais estarão em vistorias pela cidade para garantir o cumprimento do decreto estadual vigente, que visa prevenir e diminuir o índice de contaminados pelo Coronavírus.