Florianópolis tem 61 escolas com casos confirmados de COVID-19, alerta vigilância

Até o momento, são 207 casos confirmados de COVID-19 em escolas

Até o momento, são 207 casos confirmados de COVID-19 em escolas

A secretaria de saúde de Florianópolis tem registrado crescimento de casos de COVID-19 em escolas da Capital. Os casos têm sido identificados, por notificação ou denúncias, tanto em estabelecimentos públicos quanto privados. Até o momento, são 207 casos confirmados de COVID-19 em escolas, sendo 72 alunos e 75 professores, 60 outros colaboradores do núcleo escolar e 23 escolas com surtos ativos. Seguem em investigação também 1554 contatos de casos positivos e 253 casos suspeitos, aguardando coleta ou resultado de exame, que são oferecidos pelo SUS. No total são 61 escolas com casos confirmados com covid-19.


Neste momento, a suspensão das aulas presenciais pode contribuir com a rápida redução destes números, interrompendo as cadeias de transmissão no ambiente escolar.


Os ambientes escolares, assim como quaisquer outros estabelecimentos, devem seguir os respectivos protocolos de biosegurança. As escolas devem notificar imediatamente os casos suspeitos ou confirmados de COVID, afastar os seus contatos e seguir as medidas recomendadas pela Vigilância Epidemiológica, bem como encaminhar todas as informações solicitadas sobre os casos o mais rapidamente possível.


Para facilitar a comunicação entre escolas e Secretaria de Saúde, a Vigilância em Saúde criou um canal de comunicação direto com as escolas. A rápida investigação dos casos e seus contatos é essencial para identificar necessidades de ajustes nos protocolos aprovados pelo Comitê Municipal de Retorno às Aulas, garantindo a segurança no ambiente escolar.