Força tarefa realizou 106 vistorias no feriadão, Norte da Ilha liderou interdições

As interdições foram em Jurerê, Santo Antônio, Canasvieiras e Centro

Foto: divulgação / PMF

Foto: divulgação / PMF

A força-tarefa conjunta de fiscalização das medidas de controle da pandemia da Covid-19 realizou no feriadão de Páscoa, 106 vistorias. A Vigilância Sanitária do município, órgão responsável pelos procedimentos de fiscalização, emitiu 12 intimações, cinco multas, e quatro interdições.


As interdições foram em Jurerê, Santo Antônio, Canasvieiras e Centro, sendo este último por condições sanitárias em desacordo com as normas.


Além dos fiscais da Vigilância Sanitária, participam das vistorias, agentes da GMF, que dão suporte às equipes, fiscais do Procon e auxiliares da Susp. As ações também contam com suporte da Polícia Militar.


Os agentes e fiscais se dividem em grupos para realizar as vistorias de forma simultânea nas regiões em dois turnos. São atendidas denúncias, mas os fiscais também seguem um cronograma de fiscalização coordenado pela Vigilância Sanitária em bares, pubs, restaurantes, lojas, shoppings, supermercados, hotéis e praias.


Nessas vistorias, a força-tarefa verifica itens como uso correto de máscaras, distanciamento social, disposição de mesas e cadeiras, álcool gel, sistema de ventilação, exposição dos alvarás de funcionamento em locais visíveis e outros regramentos.


Os integrantes também retornam em locais anteriores com histórico de problemas para averiguar o andamento das melhorias solicitadas. Irregularidades detectadas podem gerar multas de até R$ 500 mil reais, dependendo da ocorrência.