Florianópolis implanta coleta de volumosos por agendamento em todos os bairros, veja como será

Serviço será feito sem cobrança em todos os domicílios que agendarem a remoção dos resíduos de grande volume

Foto: divulgação / PMF

Foto: divulgação / PMF

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), implanta a coleta de resíduos volumosos por demanda em maio. O novo sistema de recolhimento será agendado ou por meio de pontos de entrega volantes, aos finais de semana, nas comunidades.


Antes da pandemia, explica o superintendente de Gestão de Resíduos, Ulisses Bianchini, o agendamento da coleta de móveis e eletrodomésticos era feito no Centro e bairros do continente. Nos demais, havia calendário anual de recolhimento domiciliar. Agora, a coleta por demanda será estendida a toda cidade.


Com o novo sistema, a coleta de volumosos que ocorria uma vez por ano, passa a ser mensal. "Antes o cidadão contava com a coleta gratuita na residência, apenas uma vez por ano, agora poderá dispor do serviço com maior frequência e conforme sua necessidade", aponta o secretário municipal do Meio Ambiente, Fábio Braga.


Agendamento


Para ter acesso ao serviço, *o usuário deve entrar em contato pelo WhatsApp (48) 98482 8462 das 8h às 17h, de segunda a sexta, e agendar o recolhimento que será feito sem cobrança. Também pode fazer a solicitação pelo e-mail [email protected].


Na data marcada, o resíduo volumoso deverá ser disposto na calçada. As equipes de coleta não podem acessar propriedade privada para fazer o recolhimento, informa o gerente do Departamento de Coleta, José Vilson de Souza.


Resíduos volumosos são móveis, eletrodomésticos, restos de construção (pequenas quantidades e ensacados), latas e pneus e madeiras (separar de outros materiais). Podas devem ser destinadas à coleta seletiva de verdes.


A quantidade a ser disposta para coleta deve ser informada no momento do agendamento. Será coletado até um metro cúbico por residência, mais ou menos o volume de uma caixa de água de mil litros.



Uma vez por mês em vez de uma vez por ano


Para operar a nova logística, a Comcap mapeou a cidade em grandes áreas de modo a oferecer a possibilidade de coleta uma vez por mês em cada região. Residentes nos bairros a leste e oeste da cidade que demandarem o serviço serão agendados para a semana de 3 a 6 de maio. Moradores do Continente, de 10 a 13 de maio, Sul da Ilha de Santa Catarina, entre 17 e 20 de maio. Residentes no Norte da Ilha terão o serviço agendado entre 24 a 27 de maio. Aí segue o calendário em revezamento por região.


O agendamento para moradores do Centro da cidade será quinzenal, sempre às quartas-feiras à noite.


A coleta de volumosos na *Costa da Lagoa* será realizada na semana de 8 a 12 de novembro, por meio de caixas estacionárias.


Morador que dispuser os resíduos na rua sem agendar ou fora da agenda da SMMA será multado. Descartar lixo e entulho na rua ou em áreas clandestinas é crime ambiental inafiançável, passível de multa e até pena de reclusão pela Lei Federal 9.605. Também é proibido pelo Código de Posturas Municipal, Lei 1.224, de 1974.


No caso em que o usuário não puder esperar pela data agendada, deverá contratar e pagar pelo serviço.



PEVs volantes em áreas de interesse social


Em paralelo, a Comcap intensificou o serviço de pontos de entrega voluntária (PEVs) em áreas de interesse social. Todo final de semana, caixas estacionárias de cinco e 20 metros são dispostas em pontos centrais das comunidades para recolhimento de resíduos volumosos. Esse calendário de PEVs volantes é realizado em parceria com associações comunitárias.


A primeira rodada começou em 9 de abril, com a colocação de caixas estacionárias no Alto da Caieira, Angelo La Porta, Centro (esquina das ruas Djalma Moellman com São Joaquim), Morro da Caixa (Travessa Bela Vista), Ilha Continente, Vila Aparecida e Costeira (no campo de futebol e no colégio novo).