Município alerta sobre importância da vacinação contra influenza

Foto: Cristiano Andujar/PMF

Foto: Cristiano Andujar/PMF

A vacinação é uma ferramenta fundamental no combate à disseminação de doenças. Atualmente duas grandes campanhas estão em vigor na Capital, a contra o vírus influenza, e contra o novo Coronavírus. A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Saúde, alerta sobre a importância da vacinação contra o vírus influenza.


A vacinação contra a influenza permite prevenir complicações decorrentes da doença, óbitos e sobrecarga sobre os serviços de saúde, além de reduzir sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19.


Outro fator importante é que com a vacinação, são evitadas potenciais idas aos hospitais e Centros de Saúde, atualmente mais sobrecarregados por conta da pandemia de covid-19. Desta maneira, a imunização é de extrema importância para garantir o bem estar individual e coletivo, promovendo uma melhor saúde pública.


Ainda que em menor quantidade em relação aos casos de Covid-19, infelizmente ainda há casos de óbitos causados por H1N1, que podem ser evitados graças a uma vacina eficaz e comprovada cientificamente, disponível gratuitamente pelo SUS Municipal.


Nesta segunda-feira, 14 de junho, a vacinação ocorre da seguinte maneira:


Pontos fixos de vacinação até às 16h


- Antigo Aeroporto;

- Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira;

- Centro de Eventos da UFSC.


A vacinação contra a gripe também acontece em todos os Centros de Saúde de Florianópolis, mediante agendamento por WhatsApp, além da vacinação domiciliar de pessoas com dificuldade de locomoção. O agendamento deve ser feito por meio da equipe de saúde da família. Todos os contatos estão disponíveis por meio do link: https://sus.floripa.br/centrosdesaude/.


_Públicos vacinados e documentos necessários_


- Pessoas com comorbidades: atestado médico de acordo com o modelo do site covidometrofloripa.com.br;


- Pessoas com deficiência permanente: atestado médico de acordo com o modelo do site covidometrofloripa.com.br;


- Trabalhadores do transporte coletivo: carteira de habilitação tipo D e contracheque de um dos últimos 3 meses (Maio, Abril ou Março). Para cobrador e fiscal é necessário apenas contracheque de um dos últimos 3 meses;


- Forças de segurança e salvamento: carteira funcional, contracheque ou documento comprobatório (ofício) assinado pela chefia da corporação, informando que o profissional tem vínculo efetivo e ativo com a instituição (modelo no Covidometro);


- Forças Armadas: carteira funcional, contracheque ou documento comprobatório (ofício) assinado pela chefia da corporação, informando que o profissional tem vínculo efetivo e ativo com a instituição (modelo no Covidometro);


- Caminhoneiros: carteira de Habilitação tipo C ou E, mais contracheque ou carteira de trabalho comprovando exercício da função.