Da Patagônia para Floripa: dois pinguins são alvo de crueldade

Da Patagônia para Floripa: dois pinguins são alvo de crueldade

No trabalho de resgate e reabilitação de animais marinhos, às vezes, presencia-se cenas que são difíceis de entender e questionamos até onde vai a crueldade humana.

Na tarde de ontem, quinta-feira, 8, enquanto acompanhavam com tristeza, o encalhe de uma baleia-jubarte morta, na Praia do Campeche, a equipe do R3 Animal recebeu um acionamento de dois pinguins-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus) mortos na Praia de Canasvieiras.

Até aí, tudo bem, pois é época de pinguins e é comum que alguns não consigam sobreviver à longa jornada desde a Patagônia e outros sejam capturados de forma não intencional por redes de pesca (bycatch).

Só que os dois pinguins tinham sinais de crueldades. Enquanto uma das aves estava com o crânio fraturado, o outro estava com uma corda no pescoço e uma pedra amarrada na outra extremidade (técnica usada para manter o animal submerso).

Os pinguins foram resgatados pela Guarda Municipal de Florianópolis e trazidos ao Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM/R3Animal).

Embora estejam em avançado estágio de decomposição, as aves passarão pelo exame necroscópico.

Avistou um pinguim? Entre em contato!

Estamos em plena temporada dos pinguins e temos ciência da interação destes animais com petrechos de pesca, até mesmo as redes legais. A captura incidental, de forma não intencional, é uma realidade. Entendemos que isso ocorre e trabalhamos na conscientização para a mitigar este problema.

Caso um pinguim seja capturado na rede, ligue para o telefone 0800 642 3341 e a base mais próxima do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) irá resgatá-lo. Contamos com sua colaboração, ela pode ajudar a salvar vidas.