Projeto do Lions Clube aproxima profissionais da segurança pública aos comerciantes locais
Eles estão nas ruas de manhã, à tarde, à noite, na madrugada, no sol ou na chuva, exercendo o seu juramento de proteger a sociedade. Muitas vezes arriscam a própria vida para salvar a do próximo. Os policiais, sejam eles militares ou civis, são aliados da comunidade, atuam para que os moradores, comerciantes e turistas tenham tranquilidade no cotidiano.
Nesta temporada de verão, o Norte da Ilha recebeu, desde o dia 19 de dezembro, reforços do interior do Estado. São policiais que deixaram suas cidades para auxiliar na segurança da região. E para apoiar e reconhecer o trabalho dos profissionais envolvidos, o Lions Clube de Ingleses criou o projeto "NÓS APOIAMOS A NOSSA SEGURANÇA", uma parceria com o Conselho de Segurança de Ingleses (CONSEG), Associação dos CONSEGs (AMECON) e Portal da Esperança.
Segundo o presidente do Lions Clube de Ingleses, Alberto Neves, a ideia é aproximar os profissionais de segurança pública (policiais civis e militares, guardas municipais e bombeiros militares), representantes do 1º setor da sociedade; a iniciativa privada.
"Com essa parceria intersetorial estaremos cumprindo preceitos constitucionais, pois a segurança pública é dever do Estado e direito e responsabilidade de todos, assim como preceitos éticos, ou seja, ao aproximarmos os representantes dos setores da sociedade com um mesmo fim comum, estamos melhorando a CONFIANÇA (nosso maior capital social) entre eles, comentou"
O PROJETO
O projeto cadastrou comerciantes do bairro Ingleses, interessados em colaborar para a segurança do bairro. Estes estabelecimentos comerciais, parceiros da iniciativa, disponibilizem água, café, banheiro e internet gratuitos para os policiais, guardas e bombeiros, além, é claro, amizade. Algumas empresas também doam lanches e para isso foram confeccionados vales que são entregues semanalmente ao comando da Polícia Militar que faz a distribuição.
Os comerciantes que aderiram ao programa receberam um cartaz para identificação da parceria (foto).
"A adesão foi tão grande, que superou as expectativas", comentou Alberto.
Para o comandante da 2° Companhia de Polícia Militar do Norte da Ilha, Tenente Edson César Napoleão Júnior, a iniciativa possibilita aproximação dos profissionais de segurança pública com os três setores da sociedade:
"Ao aproximarmos os representantes destes setores, estamos melhorando a confiança entre instituição e sociedade. O policial se sente valorizado. A nossa corporação passa a receber mais apoio e informações das comunidades, otimizando, em muito, as nossas atividades. "